O início praticamente sem surpresas do II Aberto do Brasil de Maringá pode ter dado a impressão de que os favoritos ditariam o ritmo da competição, mas as rodadas seguintes trataram de provar que o torneio é imprevisível.
Ao fim de quatro rodadas, restam apenas quatro jogadores com 100% de aproveitamento: dois brasileiros – o MF Lídio Delgado e César Umetsubo -, e dois paraguaios – o GM José Fernando Cubas, campeão do ano passado, e o MI Marcelo Villalba.
Rodada #2: deu a lógica…
A 2ª rodada ainda foi marcada por certo pragmatismo, com os enxadristas mais bem ranqueados na Fide confirmando o favoritismo e se mantendo no topo da tabela. Os principais destaques foram os confrontos paranaenses contra os Mestres Fide. Na Mesa #18, a paranavaiense Carolina Contrera Sakada, um dos jovens talentos femininos do Paraná, enfrentou a enxadrista feminina número 1 do Brasil, a WMF Vanessa Feliciano Ebert.
Algumas fileiras abaixo, na Mesa #55, o curitibano Alexandre Zampier Botelho dos Santos, que normalmente compõe a equipe de arbitragem nos torneios estaduais, está competindo como enxadrista no II Aberto do Brasil de Maringá e teve pela frente o MF Álvaro Aranha Filho, que havia somado apenas meio ponto por ter solicitado bye ausente na 1ª rodada. Completando a fila, na Mesa #71, o maringaense André Corsini Ramos Filho encarou o MF Alfeu Junior Varela Bueno, que havia estreado no torneio com derrota para Willian Domingues Bianchi.
Nos três confrontos, apesar das tentativas dos paranaenses, a vitória acabou ficando com o trio de Mestres.
Rodada #3: empate de Grandes Mestres, paranaense vencendo MI e recorde
Imprevisível! Esse foi o tom da 3ª rodada do II Aberto do Brasil de Maringá. O torneio reservou inúmeros confrontos interessantes envolvendo paranaenses e alguns resultados surpreendentes.
Público se reúne em torno da Mesa #1 para acompanhar o final do jogo entre GM Mareco e Andrey Souza Neves (Foto: Johnny Katayama)
Na Mesa #1, confronto que atraiu o maior interesse do público na rodada, o Grande Mestre argentino Sandro Mareco tinha um peão de vantagem material contra Andrey Souza Neves, de Manaus, mas a partida terminou empatada. Outro empate aconteceu na Mesa #4, entre o GM Everaldo Matsuura e Ivan Mesquita Gonçalves.
O destaque paranaense da rodada foi Mateus de Camargo, de Paranavaí, que jogou na Mesa #5 e conquistou uma importante vitória contra o MI Roberto Molina.
Tablas
A rodada também ficou marcada por alguns empates. Na Mesa #11, Wanderlei Lukachewski Junior, melhor enxadrista de Mandaguari, mas atualmente federado por Paranavaí, repartiu as honras com o MF Luismar Brito.
Um “match” interessante foi arquitetado pelo emparceiramento: Jovens do Paraná x Time Brasil Olímpico. Na Mesa #17 Gabriel Renan Broday enfrentou a WMF Vanessa Feliciano Ebert, enquanto na Mesa #22 William Ferreira da Cruz jogou contra Artêmis Pâmela Guimarães. Com dois empates, o confronto terminou tudo igual: 1×1.
Recorde
Outra marca importante atingida na quinta-feira (9) foi o recorde de visitantes únicos no blog Xadrez – Maringá, que foi acessado por 1.098 pessoas. A maior marca anterior havia sido de 489 visitantes, alcançada na primeira edição do Aberto do Brasil de Maringá.
Rodada #4: Empates pontuais e derrota de primeira derrota de GM
A competição seguiu equilibrada na manhã desta sexta (10) em Maringá. A primeira rodada que não contou com a transmissão em temo real do blog Xadrez – Maringá contou com alguns resultados que contribuíram para equilibrar a tabela e tornar o II Aberto do Brasil de Maringá ainda mais emocionante.
Ocupando a Mesa #1 pela primeira vez no torneio, o brasileiro Krikor Sevag Mekhitarian foi o primeiro Grande Mestre do torneio a perder uma partida, sendo superado pelo catarinense César Hidemitsu Umetsubo. Aproveitando o tropeço do rival, o paraguaio José Fernando Cubas venceu o Candidato a Mestre Armen Proudian na Mesa #2 e subiu para o topo da lista de emparceiramentos.
Na Mesa #6 um confronto entre paranaenses: o MF Lídio Delgado, de Curitiba enfrentou Mateus de Camargo, de Paranavaí. Melhor para o Mestre Fide, que conquistou uma vitória importante e se tornou o único paranaense com 100% de aproveitamento na competição.
Algumas posições abaixo, na Mesa #22, Geovani Allan Broday venceu Andrey Souza Neves, que chamou a atenção do público ao empatar com o GM Sandro Mareco na rodada anterior.
Acompanhe os demais resultados e veja algumas partidas no chess-results.