Empate de Grande Mestre é o destaque do 2º dia de torneio


Após uma emocionante 1ª rodada na noite de quinta-feira, mais duas rodadas do Aberto do Brasil Victor Adamowski foram realizadas ontem, em Maringá. Os principais destaques do dia ficaram por conta da vitória do paranaense Lucas Henrique da Silva, de Londrina, contra o MF (Mestre Fide) Alfeu Varela Bueno Junior, de Lages-SC, e o empate entre o GM (Grande Mestre) Alexandr Fier e Luis Paulo Supi, de São Paulo.

 

Jovens talentos despontam na 2ª rodada

A 2ª rodada começou e terminou sem surpresas no topo da tabela. No TOP 5, os Grandes Mestres novamente fizeram jus ao favoritismo e venceram seus adversários, mantendo os 100% de aproveitamento para a rodada seguinte. Nem mesmo o xadrez cauteloso do paranaense Paulo Cesar Costa, o rei do empate no último Campeonato Paranaense, foi suficiente para impedir uma vitória do GM Everaldo Matsuura.

GM Everaldo Matsuura é um dos atletas com 100% de aproveitamento na competição (Foto: Johnny Katayama)

Os destaques mesmo começaram a surgir algumas mesas atrás.Dois enxadristas experientes, Mestres, com títulos Fide e rating superior a 2300, enfrentando dois “meninos”, jovens talentos do Brasil, com rating na casa dos 2000 pontos. Com tantas coincidências, o resultado dessas partidas só podia ser igualmente semelhante.

O enxadrista mineiro João Paulo Cassemiro Marques, o enxadrista mais jovem a conquistar o título de Campeão Mineiro, colocou seus 2032 pontos de rating FIDE à prova contra o MI Edson Kenji Tsuboi e não se intimidou frente ao adversário, conquistando uma importante vitória para se manter colado nos calcanhares dos líderes.

Lucas Henrique da Silva, de Londrina, enfrentando outro atleta jovem (embora não tão jovem assim), o MF (Mestre Fide) Alfeu Varela Bueno Junior, na mesa 13, o atual campeão paranaense sub-18 confirmou a boa fase com vitória em cima de um adversário mais experiente.

Outro atleta que merece ser mencionado na rodada é Lucas Ulisses Tomaz da Silva, que conseguiu manter a igualdade contra o MI Roberto Molina durante grande parte da partida. O mesmo Molina que vencera de forma memorável o enxadrista número 1 de Maringá, Jomar Egoroff, no Aberto do Brasil de Maceió. No entanto, nos minutos finais do jogo, prevaleceu a qualidade técnica e a experiência do Mestre, que mostrou maestria em um final de torres e conquistou a vitória.

Confira os resultados.

 

Jogo de Copa

Sem sombra de dúvidas, a rodada mais impressionante do torneio foi a 3ª, na noite de ontem. Em uma rodada com muitos empates, tivemos enxadristas paranaenses disputando nas primeiras mesas contra os Grandes Mestres e alguns resultados inesperados no meio da tabela, mas o destaque da rodada sem dúvida alguma foi o empate entre o GM Alexandr Fier e o paulista Luis Paulo Supi.

GM Fier empata na 3ª rodada e perde os 100% de aproveitamento (Foto: Johnny Katayama)

Na mesa 1, o paranaense MF Vitório Chemin, de Ponta Grossa, enfrentou o GM Giovanni Vescovi. No entanto, nem toda a experiência e o xadrez do veterano Chemin foi suficiente para fazer frente aos 2634 pontos de rating do atual campeão brasileiro, que é um dos oito enxadristas que mantiveram os 100% de aproveitamento até a metade do torneio.

O jogo da mesa 2 foi quase um “clássico paranaense”. O GM Sandro Mareco, argentino, mas membro da equipe de Campo Mourão nos Jogos Abertos do Paraná, enfrentou ontem à noite seu companheiro de equipe, o paranaense Rafael Moreira Araújo. Na partida com cara de amistoso e clima de decisão, o hermano levou a melhor.

Mas foi na mesa 3 que finalmente caiu a invencibilidade dos GMS. Na partida mais acompanhada pelo público do torneio, o GM Alexandr Fier foi o primeiro do TOP 5 a ceder um empate na competição. A façanha foi do paulista Luis Paulo Supi, que possui 2168 pontos de rating FIDE – quase 400 pontos a menos que o Grande Mestre – e não possui título. No entanto, dentro do tabuleiro ele mostrou um jogo consistente, contendo o ímpeto do adversário, que voava baixo no torneio. Quando o público já se aglomerava em volta da partida, Fier estava em desvantagem material. No entanto, Supi preferiu um empate seguro em vez de arriscar a vitória em uma situação complicada.

Confira os outros resultados.

 

Sequência

A 4ª rodada começa hoje, a partir das 13h30, na quadra de esportes da AFMM (Associação dos Funcionários Municipais de Maringá). O torneio reserva dois cruzamentos interessantes: o GM Giovanni Vescovi enfrenta o argentino MI Leandro Perdomo, e o GM Sandro Mareco joga contra o MF Ernani F. Choma, de Curitiba.

A rodada completa pode ser acompanhada aqui, assim como os comentários, no fim do dia.

 

Fotos

Os leitores pediram, e a voz do povo é a voz de Deus. Confiram as fotos do evento. Em breve mais conteúdo multimídia disponível no blog.

Print Friendly, PDF & Email