A cidade de Guarapuava sediou, nos dias 26 e 27 de setembro, o primeiro torneio de xadrez no Paraná, e um dos primeiros do Brasil, em formato híbrido, por conta da pandemia. A primeira fase foi presencial e a segunda online, com os classificados jogando contra Grandes Mestres do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai e México.
O formato inédito foi a solução para realizar a segunda do Memorial Hermes Kaminski, que em 2019 mobilizou Guarapuava em um evento cultural e esportivo proporções. Além do torneio com jogadores de alto nível no cenário internacional, um espetáculo no Teatro Municipal reuniu amigos e familiares do guarapuavano Hermes Kaminski, enxadrista, escritor, publicitário e jornalista, já falecido.
A segunda edição contou com 97 jogadores, nos dois formatos. Destaque para a participação online de 16 Grandes Mestres, fazendo da cidade a capital do xadrez latino-Americano.
Para a etapa presencial, foram tomadas todas as medidas exigidas para evitar a contaminação pelo covid 19. Máscaras e luvas descartáveis estiveram disponíveis aos atletas e membros da organização assim como frascos de álcool gel em todas as mesas, medição de temperatura dos presentes e álcool spray para as peças de jogo. As mesas foram arranjadas respeitando distância de dois metros, umas das outras.
A primeira fase classificou quatro enxadristas de Guarapuava para a fase seguinte, disputada de forma online. Os quatro classificados de Guarapuava e Região foram João Paulo Pereira, André Araujo da Silva, Guilherme Kloster Iguinacheski e Heygidio de Lima.
Paralelamente, um torneio de Xadrez Relâmpago em formato digital classificou 12 enxadristas do Brasil e do exterior para a fase eliminatória em Xadrez Rápido.
Entre os classificados online destaque para o Mestre Internacional Roberto Molina, campeão do torneio em 2019. Também o Mestre Fide Nathan Filgueiras, o Mestre Nacional Emerson Veiga e os campeões paranaenses Ellen Larissa Bail e Ademar Viera Neto.
Nenhum dos atletas do classificatórios conseguiu superar fortíssimos GMs convidados. A classificação final foi a seguinte:
Campeão: GM Luis Paulo Supi (Brasil)
Vice-campeão: GM Axel Bachmann (Paraguai)
3º lugar: GM Alexandr Fier (Brasil)
4º lugar: GM Neuris Delgado (Paraguai)
5º lugar: GM Cristobal Villagra (Chile)
6º lugar: GM Rafael Leitão (Brasil)
7º lugar: GM Sandro Mareco (Argentina)
8º lugar: GM Gilberto Hernandez (México)
Desafio encerra o Memorial
Neste sábado (310) o Memorial Hermes Kaminski 2020 será encerrado com o desafio dos campeões, reunindo o vencedor do ano passado, MI Roberto Molina, que estará em Guarapuava, e o campeão de 2020, GM Luís Paulo Supi. Também haverá a cerimônia de premiação.
A primeira edição do Memorial Hermes Kaminski
A primeira edição do Memorial contou com torneios de Xadrez Escolar, Xadrez Rápido e Xadrez Relâmpago, promovidos pela Prefeitura Municipal de Guarapuava em parceria com o Centro de Excelência de Xadrez, FEXPAR, Fecomércio PR e Sesc Guarapuava. O evento foi realizado entre 8 e 11 de agosto de 2019, com uma premiação de R$ 20 mil e a participação de centenas de atletas de todas as idades. Os torneios principais tiveram a participação de aproximadamente 70 jogadores de cinco países, entre os quais oito Grandes Mestres.