Emoção
Antes do início da última rodada do Campeonato Brasileiro de Menores, realizado em São Paulo, em um salão da gala na famosa Avenida Paulista, entre os dias 03 e 05 de abril, São José dos Pinhais tinha três chances de colocar uma enxadrista entre as três melhores do país pela primeira vez na história.
A primeira a terminar o último confronto foi Joana Lisboa da Cunha, da categoria até 14 anos para meninas. Joana venceu as quatro primeiras partidas e esteve muito próxima do título. A são-joseense não conseguiu manter o nível das atuações anteriores e perdeu nas duas últimas rodadas para a tristeza própria, de toda a equipe e, em especial, do seu pai Alexandre Cunha, um apaixonado pelo xadrez. Contudo, Joana terminou na 5ª colocação e estar entre as cinco melhores do país no seu primeiro campeonato brasileiro, traz a esperança de que a atual vice-campeã paranaense sub-14 ainda trará muita alegria para o município.
Logo depois, Thaís Ferreira Monteiro de Carvalho terminou sua partida com um empate. O resultado lhe garantiu a 5ª colocação na categoria sub-12 feminino. A atual campeã paranaense sub-12 teve uma atuação consistente: três vitórias, dois empates e uma derrota. Vice-campeã sul-brasileira escolar em 2014, Thaís também disputou o Mundial Escolar e seu nome já é um dos mais respeitados da sua categoria.
Por fim, a última esperança estava nas mãos de Sophia Cadamuro de Moura, de apenas 10 anos. Em uma atuação convincente, Sophia terminou o torneio com uma vitória e conquistou a terceira colocação na categoria sub-10 feminino. Uma resultado histórico da atual campeã paranaense sub-10 para São José dos Pinhais e para o Paraná.
Esses resultados, somados aos desempenhos de: André Pirola e Daniel Cadamuro, respectivamente, 20º e 21º colocado na categoria sub-8 masculino; Osvaldo Pirola e Daniel Reyzel, 15º e 28º colocado na categoria sub-12 masculino e Samuel Rayzel, 30º colocado na categoria sub-14 masculino, deixaram São José dos Pinhais na sexta colocação do evento nacional mais importante para a faixa etária entre 6 e 14 anos.
Avaliação
“Realmente, conseguir um pódio é um resultado histórico para o município. Até então, São José dos Pinhais já havia conquistado títulos em Brasileiros Escolares, porém, nunca conseguiu um pódio em Brasileiros de Menores, onde o nível é mais elevado. Isso é fruto do trabalho realizado no Clube de Xadrez de São José dos Pinhais, do apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, do apoio dos pais e da capacidade de nossos atletas. Certamente, em 2016 voltaremos ainda mais fortes para trazer um título nacional para o município”, afirma o técnico e Mestre Nacional de Xadrez, William Ferreira da Cruz.
Já o pai de Sophia, Evandro Cadamuro de Moura, achou o torneio de xadrez perfeito, tanto no quesito organizacional como técnico. “Mas o mais relevante é o que as crianças levam de aprendizado para a vida. Valores, princípios, amizades, trabalho em equipe, enriquecimento cultural e acima de tudo: “eu posso, depende só mim”. Nossos filhos aprenderam a superar desafios, a cair e levantar, e o valor de aliar o talento a muito estudo e muito esforço pessoal. Uma menção especial a equipe técnica, atenciosa, prestativa e antenada as necessidades dos pequenos atletas”.
O chefe de delegação e vice-presidente da Federação Paranaense de Xadrez, que também é coordenador da modalidade em São José dos Pinhais, Paulo Rios, lembrou que durante a troca de experiência no evento sobrou muito aprendizado para as atletas. “Campeonatos como este são essenciais para a motivação. Os resultados estão aparecendo e comprovam que o trabalho está no caminho certo. Entretanto, sempre há o que melhorar, e manter-se entre os melhores sempre será um grande desafio. Agradecemos imensamente o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, através do secretário de Esporte e Lazer Thiago Bührer, e toda equipe dessa Secretaria, sem a qual, essa conquista não seria possível”, afirma Rios.
O secretário de Esporte e Lazer, Thiago Bührer parabenizou a equipe e ressaltou a importância da modalidade de xadrez no cotidiano dos atletas. “É um esporte saudável que, além de conquistar títulos importantes e divulgar nosso Município no Estado e no país, colabora e muito com o rendimento escolar desses jovens atletas que nos dão muito orgulho a cada competição. Estão de parabéns a delegação de xadrez e seus coordenadores pela dedicação mais essa conquista”, disse o secretário.
Outros destaques
No mês de maio, os atletas são-joseenses entre 14 e 18 anos disputarão o campeonato nacional de suas respectivas categorias, o evento acontecerá em Lages-SC.
Durante o Brasileiro sub-8 a sub-14, realizado em São Paulo, o Mestre Nacional William Ferreira da Cruz disputou um torneio de xadrez relâmpago, paralelo ao torneio das crianças. O são-joseense conquistou a segunda colocação, perdendo na final para o Mestre Internacional RaúlClaverie, da Argentina.