São José dos Pinhais conquista pódio inédito em Brasileiro de Xadrez


 

Confira fotos aqui

Emoção

Antes do início da última rodada do Campeonato Brasileiro de Menores, realizado em São Paulo, em um salão da gala na famosa Avenida Paulista, entre os dias 03 e 05 de abril, São José dos Pinhais tinha três chances de colocar uma enxadrista entre as três melhores do país pela primeira vez na história.

A primeira a terminar o último confronto foi Joana Lisboa da Cunha, da categoria até 14 anos para meninas. Joana venceu as quatro primeiras partidas e esteve muito próxima do título. A são-joseense não conseguiu manter o nível das atuações anteriores e perdeu nas duas últimas rodadas para a tristeza própria, de toda a equipe e, em especial, do seu pai Alexandre Cunha, um apaixonado pelo xadrez.  Contudo, Joana terminou na 5ª colocação e estar entre as cinco melhores do país no seu primeiro campeonato brasileiro, traz a esperança de que a atual vice-campeã paranaense sub-14 ainda trará muita alegria para o município.

Logo depois, Thaís Ferreira Monteiro de Carvalho terminou sua partida com um empate. O resultado lhe garantiu a 5ª colocação na categoria sub-12 feminino. A atual campeã paranaense sub-12 teve uma atuação consistente: três vitórias, dois empates e uma derrota. Vice-campeã sul-brasileira escolar em 2014, Thaís também disputou o Mundial Escolar e seu nome já é um dos mais respeitados da sua categoria.

Por fim, a última esperança estava nas mãos de Sophia Cadamuro de Moura, de apenas 10 anos. Em uma atuação convincente, Sophia terminou o torneio com uma vitória e conquistou a terceira colocação na categoria sub-10 feminino. Uma resultado histórico da atual campeã paranaense sub-10 para São José dos Pinhais e para o Paraná.

Esses resultados, somados aos desempenhos de: André Pirola e Daniel Cadamuro, respectivamente, 20º e 21º colocado na categoria sub-8 masculino; Osvaldo Pirola e Daniel Reyzel, 15º e 28º colocado na categoria sub-12 masculino e Samuel Rayzel, 30º colocado na categoria sub-14 masculino, deixaram São José dos Pinhais na sexta colocação do evento nacional mais importante para a faixa etária entre 6 e 14 anos.

Avaliação

“Realmente, conseguir um pódio é um resultado histórico para o município. Até então, São José dos Pinhais já havia conquistado títulos em Brasileiros Escolares, porém, nunca conseguiu um pódio em Brasileiros de Menores, onde o nível é mais elevado. Isso é fruto do trabalho realizado no Clube de Xadrez de São José dos Pinhais, do apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, do apoio dos pais e da capacidade de nossos atletas. Certamente, em 2016 voltaremos ainda mais fortes para trazer um título nacional para o município”, afirma o técnico e Mestre Nacional de Xadrez, William Ferreira da Cruz.

Já o pai de Sophia, Evandro Cadamuro de Moura, achou o torneio de xadrez perfeito, tanto no quesito organizacional como técnico. “Mas o mais relevante é o que as crianças levam de aprendizado para a vida. Valores, princípios, amizades, trabalho em equipe, enriquecimento cultural e acima de tudo: “eu posso, depende só mim”. Nossos filhos aprenderam a superar desafios, a cair e levantar, e o valor de aliar o talento a muito estudo e muito esforço pessoal. Uma menção especial a equipe técnica, atenciosa, prestativa e antenada as necessidades dos pequenos atletas”.

O chefe de delegação e vice-presidente da Federação Paranaense de Xadrez, que também é coordenador da modalidade em São José dos Pinhais, Paulo Rios, lembrou que durante a troca de experiência no evento sobrou muito aprendizado para as atletas. “Campeonatos como este são essenciais para a motivação. Os resultados estão aparecendo e comprovam que o trabalho está no caminho certo. Entretanto, sempre há o que melhorar, e manter-se entre os melhores sempre será um grande desafio. Agradecemos imensamente o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, através do secretário de Esporte e Lazer Thiago Bührer, e toda equipe dessa Secretaria, sem a qual, essa conquista não seria possível”, afirma Rios.

O secretário de Esporte e Lazer, Thiago Bührer parabenizou a equipe e ressaltou a importância da modalidade de xadrez no cotidiano dos atletas. “É um esporte saudável que, além de conquistar títulos importantes e divulgar nosso Município no Estado e no país, colabora e muito com o rendimento escolar desses jovens atletas que nos dão muito orgulho a cada competição. Estão de parabéns a delegação de xadrez e seus coordenadores pela dedicação mais essa conquista”, disse o secretário.

Outros destaques

No mês de maio, os atletas são-joseenses entre 14 e 18 anos disputarão o campeonato nacional de suas respectivas categorias, o evento acontecerá em Lages-SC.

Durante o Brasileiro sub-8 a sub-14, realizado em São Paulo, o Mestre Nacional William Ferreira da Cruz disputou um torneio de xadrez relâmpago, paralelo ao torneio das crianças. O são-joseense conquistou a segunda colocação, perdendo na final para o Mestre Internacional RaúlClaverie, da Argentina.