Um grupo de 60 professores da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais participou na manhã desta sexta-feira (10) de um curso de capacitação para o ensino de xadrez, no auditório do Ginásio Poliesportivo Max Rosenmann, no bairro Afonso Pena.
O evento é uma promoção da Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e conta com o apoio da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR).
De acordo com o professor Paulo Virgílio Rios Rodriguez, a interação dos estudantes da rede municipal com este tipo de esporte é uma forma de desenvolver a capacidade de concentração e o raciocínio lógico, aguçar a memória, melhorar a auto-estima, trabalhar a paciência, entre outros. “Nosso objetivo é ensinar as educadoras todos os benefícios da prática do xadrez e os seus métodos de ensino para que sejam repassados aos alunos e, certamente, no futuro teremos, além de melhores notas e melhores cidadãos, grandes campeões nesta modalidade”, diz Rodriguez.
A capacitação para o Ensino de Xadrez, em 2015, acontecerá em 03 encontros de nível iniciante e mais 03 encontros de nível intermediário, nos períodos da manhã e tarde. Além do encontro desta sexta-feira, os professores da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais deverão participar nos dias 22 de maio, 16 de junho, 18 de setembro, 23 de outubro e 27 de novembro. “Os seis encontros serão suficientes para que as participantes possam aprender o necessário para repassar aos seus alunos”, conclui o professor Rios.
Depoimento
Segundo o Professor Vinicius Santos, da Escola Municipal Castro Alves, que ensina o jogo de xadrez para os seus alunos desde 2006, “as crianças quando começam a aprender o jogo de xadrez logo despertam o gosto por novos desafios, desenvolvem mais rápido o pensamento lógico, e aos poucos, ao compreender o movimento das peças e as regras do jogo, estimulam a memória, a atenção e a criatividade. Além de exercitar o ganhar e perder em um contexto favorável de aprendizagem.”
O xadrez
Segundo a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), há uma estimativa de que cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo saibam jogar xadrez e, destes, 7,5 milhões são filiadas a um das federações nacionais existentes em 160 países. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) já tem vários projetos em pauta que visam o uso do xadrez como instrumento pedagógico de ensino. Em 2005, aproximadamente 1.300 professores em todo o país foram capacitados para ensinar xadrez nas escolas.
Circuito de Xadrez Escolar de São José dos Pinhais – Além das capacitações, também acontece no município o Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais no Ginásio Ney Braga.
O torneio tem categorias de 1o ao 9o ano e Ensino Médio. Confira as datas: 8 de maio, 24 de julho, 16 de outubro e 27 de novembro.
Clube de Xadrez de São José dos Pinhais – O Clube de Xadrez de São José dos Pinhais oferece aulas gratuitas para todas as idades.
Abre as segundas e quartas das 15h às 21h, terças, das 18h às 21h e sextas, das 13h às 19h. E todas as segundas acontecem os torneios de rápido(19h) e nas quartas enxadristas se reúnem para torneio de relâmpago a partir das 19h.
Oferece aulas para iniciantes e treina as equipes dos representantes do município de São José dos Pinhais em eventos como os Jogos da Juventude e Jogos Abertos
Em seus espaços são desenvolvidas atividades que contribuem para o desenvolvimento sócio-cultural e político dos cidadãos.
Relacionado