Prefeitura de São José dos Pinhais promove capacitação de Xadrez para professores da rede municipal


Um grupo de 60 professores da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais participou na manhã desta sexta-feira (10) de um curso de capacitação para o ensino de xadrez, no auditório do Ginásio Poliesportivo Max Rosenmann, no bairro Afonso Pena.

O evento é uma promoção da Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e conta com o apoio da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR).
De acordo com o professor Paulo Virgílio Rios Rodriguez, a interação dos estudantes da rede municipal com este tipo de esporte é uma forma de desenvolver a capacidade de concentração e o raciocínio lógico, aguçar a memória, melhorar a auto-estima, trabalhar a paciência, entre outros. “Nosso objetivo é ensinar as educadoras todos os benefícios da prática do xadrez e os seus métodos de ensino para que sejam repassados aos alunos e, certamente, no futuro teremos, além de melhores notas e melhores cidadãos, grandes campeões nesta modalidade”, diz Rodriguez.
A capacitação para o Ensino de Xadrez, em 2015, acontecerá em 03 encontros de nível iniciante e mais 03 encontros de nível intermediário, nos períodos da manhã e tarde. Além do encontro desta sexta-feira, os professores da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais deverão participar nos dias 22 de maio, 16 de junho, 18 de setembro, 23 de outubro e 27 de novembro. “Os seis encontros serão suficientes para que as participantes possam aprender o necessário para repassar aos seus alunos”, conclui o professor Rios.
Depoimento
Segundo o Professor Vinicius Santos, da Escola Municipal Castro Alves, que ensina o jogo de xadrez para os seus alunos desde 2006, “as crianças quando começam a aprender o jogo de xadrez logo despertam o gosto por novos desafios, desenvolvem mais rápido o pensamento lógico, e aos poucos, ao compreender o movimento das peças e as regras do jogo, estimulam a memória, a atenção e a criatividade. Além de exercitar o ganhar e perder em um contexto favorável de aprendizagem.”
O xadrez
Segundo a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), há uma estimativa de que cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo saibam jogar xadrez e, destes, 7,5 milhões são filiadas a um das federações nacionais existentes em 160 países. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) já tem vários projetos em pauta que visam o uso do xadrez como instrumento pedagógico de ensino. Em 2005, aproximadamente 1.300 professores em todo o país foram capacitados para ensinar xadrez nas escolas.

 

 

Circuito de Xadrez Escolar de São José dos Pinhais – Além das capacitações, também acontece no município o Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais no Ginásio Ney Braga.

O torneio tem categorias de 1o ao 9o ano e Ensino Médio. Confira as datas: 8 de maio, 24 de julho, 16 de outubro e 27 de novembro.

 

Clube de Xadrez de São José dos Pinhais – O Clube de Xadrez de São José dos Pinhais oferece aulas gratuitas para todas as idades.

Abre as segundas e quartas das 15h às 21h, terças, das 18h às 21h e sextas, das 13h às 19h. E todas as segundas acontecem os torneios de rápido(19h) e nas quartas enxadristas se reúnem para  torneio de relâmpago a partir das 19h.

Oferece aulas para iniciantes e treina as equipes dos representantes do município de São José dos Pinhais em eventos como os Jogos da Juventude e Jogos Abertos

Em seus espaços são desenvolvidas atividades que contribuem para o desenvolvimento sócio-cultural e político dos cidadãos.