Introdução: Um grande problema enfrentado por muitos professores na escola está relacionado com as dificuldades e interesse dos alunos durante o processo ensino-aprendizagem para ler e interpretar um texto, analisar e resolver problemas, na questão da atenção e concentração durante as aulas, entre outras dificuldades que muitas vezes fazem com que o professor perca o controle de sala e o entusiasmo pelo processo educativo. Neste contexto, acreditamos que o ensino do xadrez como conteúdo didático-pedagógico no processo ensino-aprendizagem é um conteúdo imprescindível para estimular e manter o interesse dos alunos por novos conhecimentos em diferentes disciplinas escolares e ainda, contribuir para sua intervenção na sociedade como sujeitos atuantes e participativos.
Daniel Medeiros Avelino da Silva1, Ewerton Leandro Marques Batista1,Josineide Mendes Augusto1, Leqssandro Borges da Silva1 eWilington Antonio Giarola2 1 Acadêmicos do Curso de Educação Física – Universidade Paranaense – UNIPAR2 Docente do Curso de Educação Física – Universidade Paranaense – UNIPAR