Marcos Sakada é vice-campeão das Olimpíadas Escolares 2012


Show de medalhas dos paranaenses nas Olimpíadas Escolares

O Paraná subiu ao pódio 41 vezes nesta edição das Olimpíadas Escolares, etapa nacional, de 12 a 14 anos, nas modalidades individuais, em Poços de Caldas (MG). Os atletas paranaenses encerraram a participação neste domingo (09.09) com um excelente saldo.

No atletismo, medalha de prata para Sérgio Carvalho, do Colégio Estadual Dr. Caetanoo da Roch, de Nova Aliança Ivaí, na prova do arremesso do dardo. Sérgio é bolsista do Projeto TOP Formador, destinadas a atletas de até 14 anos que estejam estudando em escola pública e que foram indicadas pelos Núcleos Regionais de Educação. São 400 bolsas no valor de 150 reais mensais como incentivo à prática esportiva. A segunda medalha, desta vez de bronze, saiu da prova do revezamento 4x75m com os atletas Felipe Gomes, do Colégio Estadual Margarida F. Gonçalves, de Ibaiti; Max Santos, do Colégio Estadual Duílio T. Beltrão, de Tamboara; Welder Silva, da Fundação Bradesco, de Paranavaí e Andrew Valindof, da Escola Municipal Omar Sabbag, de Curitiba.

No badminton mais três medalhas destacaram a grande participação dos atletas nesta modalidade. Na dupla feminina, prata para as atletas Rafaela Barbosa, do Colégio Estadual Antonio Raccanuelo, de Arapongas e Letícia Fiori, do Colégio Estadual Antonio Moraes de Barros, de Londrina. As medalhas de bronze ficaram com Rafaela Barbosa, na prova simples feminino, e Paulo Todeschini Filho, do Colégio Dom Bosco, de Curitiba, na prova simples masculino.

Na modalidade do ciclismo, a medalha de ouro ficou com o atleta Bruno Galvão, do Colégio Estadual Santa Maria Goretti, de Maringá, na prova circuito. Jenifer Kolbem, do Colégio Estadual Souza Naves, de Rolândia, ficou com a prata e Beatriz Pinto, do Colégio Estadual Unidade Polo, de Maringá, com o bronze na prova circuito.

Na natação, a prova dos 200m nado livre, atleta Manuela Andrade, do Colégio Dom Bosco, de Curitiba, conquistou o ouro e o recorde, com o tempo de 2’05”57. “Eu não esperava essa marca e fiquei muito feliz com o recorde”, disse a atleta. Na prova dos 200m nado livre, medalha de prata para o atleta Felipe Rizzo, do Colégio Marista Santa Maria, de Curitiba e medalha de bronze para Guilherme Dyminski, do Colégio Positivo, de Curitiba.

De acordo com o técnico da equipe de natação paranaense, Waldemir Saldanha, já era esperado esse número de medalhas nesta competição. “A equipe foi mesclada com atletas que competiram pela última vez nesta categoria e uma nova geração que está sendo preparada e será muito forte nas próximas duas olimpíadas.”

No xadrez a medalha de prata ficou com o atleta Marcos Vinícius Sakada, do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí, na prova convencional.

Confira o quadro geral de medalhas do Paraná nas modalidades individuais:
Atletismo – 10
Badminton – 3
Ciclismo – 7
Ginástica Rítmica – 3
Judô – 5
Natação – 10
Tênis de mesa – 2
Xadrez – 1

Em oito anos o Paraná fez nesta edição sua melhor participação nas Olimpíadas Escolares. Houve um crescimento na representação do Estado e consequentemente um maior número de medalhas. “Isso é resultado do novo sistema de realização dos jogos escolares, com fases regionais e macro, aliado a projetos de bolsas de incentivo aos atletas, como o TOP 2016. Além disso, investimentos da Secretaria de Educação no desporto escolar fortaleceu o esporte de modo geral, resultando em diversas medalhas como é o exemplo do ciclismo onde quatro atletas conquistaram sete medalhas e o atletismo, que fez sua melhor participação”, destacou a chefe da delegação do Paraná, Márcia Tomadon.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.


COM/SEES
Josiane Schmidt
comunicação@sees.pr.gov.br
(41)3361-7736
(46)8806-6947