A enxadrista Daiane Hornes da UFPR, que voltou de temporada na França, em intercâmbio, entende que “é uma oportunidade para atletas representarem a universidade e o município. Competição de alto nível, onde os representantes do estado serão selecionados para as Olimpíadas Universitárias Brasileiras. Quero estar lá!”.
Cintia Rocha Leão, acadêmica de direito da UNIPAR, que já acumula 2 títulos brasileiros, ressalta a importância de representar a faculdade. ”Graças ao incentivo da UNIPAR consigo conciliar o xadrez, a universidade e a vida profissional.”
“Vejo uma grande oportunidade para os atletas continuarem o esporte após os jogos da juventude.” Enfatiza Alexandre Zampier, coordenador de arbitragem da modalidade.
Para o presidente da FPDU, Ney de Lucca Mecking, pela certeza das oportunidades que o esporte aliado com a educação criam aos universitários/desportistas a importância da realização dos Jogos Universitários do Paraná está principalmente na demonstração de suas performances e na projeção do nome das suas Instituições de Ensino Superior. Também há que se considerar a confraternização e as parcerias com outros estudantes e agremiações que acontecem durante os jogos.
As modalidades que serão disputadas são: Atletismo; Basquetebol; Futsal; Handebol; Judô; Natação Tênis de Mesa; Voleibol e Xadrez.
Após a terceira rodada lideram com 3 pontos Ernani Francisco Choma(UTFPR), Gabriel Tortola (UEM) e Mateus de Camargo (CESUMAR).
O evento que tem que 6 rodadas e tempo de reflexão de 60 minutos têm rodadas iniciando às 9h, 13h e 15h, no sábado(3) e domingo(4). A premiação está prevista para as 17h de domingo.