Os industriários-enxadrístas participarão das provas de xadrez rápido(25´ K.O.) e pensado(60´ K.O) onde classificarão os 15 melhores enxadrístas em cada prova para a Fase Estadual, em local a definir. Os que passarem jogam a regional sul, a fase nacional e posteriormente o mundial.
Luiz Gustavo Fagundes, Ulisses Kaniak e Misrael Bianeck já foram representantes Paranaenses nos mundiais.
Misrael Bastos Jorge Bianeck que foi representante brasileiro no mundial comenta “Estar na itália, trocando experiência com enxadrístas da indústria de outros paises foi inesquecível! Agora é concentração para a fase Estadual, Sul Brasileiro e o Brasileiro”
O presidente da FEXPAR, Paulo Virgilio entende que “os Jogos dos SESI proporcionam aos industriários uma atividade que estimula no ambiente de trabalho valores e regras que são inerentes ao esporte, como estabelecer metas, planejar, traçar estratégias, administrar o tempo, tomar decisões, ser criativo e imaginativo, compor cenários, exigir qualidade, controlar emoções, respeitar ao próximo. Não são apenas regras e valores para se vencer um jogo de xadrez; não são apenas regras para se conquistar o jogo do mundo corporativo. São regras para alcançar com êxito a própria felicidade no jogo da vida.”