Inscrições até dia 30 para os Jogos Abertos e da Juventude


O dia 30 de junho é o prazo final também para se estabelecer o vínculo do atleta com o município, mas não se exige a apresentação, nessa data, desses documentos comprobatórios. Isso só será necessário nas sessões preliminares. São, por exemplo, o comprovante de matrícula escolar dos atletas no Paraná, a transferência e novos registros de atletas nas entidades de administração do desporto do Paraná e demais vínculos de identificação do atleta com os municípios.
“Os municípios que deixarem de tomar essas providências, nesse prazo, ou seja, até o fim de junho, não poderão participar dos Jogos Abertos do Paraná e/ou Jogos da Juventude do Paraná”, alerta o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, advertindo que não haverá prorrogação. A fase regional dos Jogos Abertos será de 27 de agosto a 4 de setembro, em oito sedes, e a final, de 8 a 17 de outubro, em Maringá. Já a fase regional dos Jogos da Juventude será de 17 a 25 de setembro, e a final, de 19 a 28 de novembro, em Foz do Iguaçu.
Ainda sobre prazos, dia 17 de agosto serão realizadas as sessões preliminares da fase regional dos Jogos Abertos, quando deverá ser apresentada a relação dos atletas por modalidades e provas, dos atletas convidados e comunicar qualquer desistência de modalidade, entre outros procedimentos. E dia 23 de agosto, às 18 horas, acaba o prazo para substituição ou inclusão de atletas nas modalidades coletivas da fase regional.
Para essas mesmas providências nos Jogos da Juventude do Paraná os prazos são estes: 9 de setembro, sessões preliminares da fase regional, e 13 de setembro, substituição, inclusão ou desistência.


Arquivo: fase final dos Jogos da Juventude de 2009, Divisão A de vôlei

As sedes da fase regional dos Jogos da Juventude estão definidas: Campo Largo (Região 1), Carambeí (R2), Santo Antônio da Platina (R3), Marialva (R4), Goioerê (R5), Medianeira (R6), São Jorge do Oeste (R7) e Faxinal (R8).
Já em relação à regional dos Jogos Abertos falta definir a sede da Região 6, a que envolve 50 municípios próximos ao triângulo formado pelas cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel e Guaíra. As outras são: São José dos Pinhais (R1), Irati (R2), Cambé (R3), Lobato/Santa Fé (R4), Boa Esperança (R5), Chopinzinho (R7) e Roncador (R8).
Os Jogos Abertos e da Juventude são disputados por seleções municipais, diferenciando-se um do outro pela faixa etária dos atletas: até 18 anos (Juventude), e acima de 18 anos (Abertos), com algumas exceções. Na fase regional participam apenas as equipes da Divisão B das modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, nas duas competições, e bocha e bolão, só nos Abertos), bem como as de vôlei de praia e xadrez, em divisão única, nas duas competições.


Arquivo: Campo Mourão campeão de futsal na fase final dos Jogos da Juventude em 2009

Na fase final, nas duas competições, serão disputadas outras modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis e tênis de mesa, nas duas competições, e karatê e taekwondo, só nos Jogos da Juventude. Ainda sobre modalidades, o futebol é só para o sexo masculino, e a ginástica rítmica, só feminino, nas duas competições, e a bocha, só masculino, nos Jogos Abertos.
Sobre a fase final, ainda, outros estreantes na competição são os atletas da Divisão A das modalidades coletivas (basquete, bolão, bocha, futebol, futsal, handebol e vôlei), menos o vôlei de praia, que entra já na fase regional.

Fonte: www.paranaesporte.pr.gov.br

Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esporte
Coordenação da Comunicação
Moacir Domingues
Fotos de Leila Nunes