Para o coordenador da divisão de Xadrez do município, Jerry Pilati, a idéia é que eles brinquem com as peças, conheçam e gostem do xadrez. “O jogo de xadrez gigante serve para aguçar a imaginação. Os pais já leram história de reinos, de rainhas e já conhecem o cavalo, assim, o tabuleiro exemplifica isso”, explica Pilati.
A direção da escola decidiu comprar o jogo, pois percebeu que toda vez que devolvia o tabuleiro emprestado pela secretaria, as crianças sentiam falta. “Agora temos para uso diário”, enfatiza a diretora Rosa Vandresen e acrescenta: “Quando conseguimos uma verbazinha com promoções da escola, pensamos na hora em comprar o jogo”.
A professora da turma, Verusca Javowski explicou um pouco sobre como ensinou as crianças a movimentar as peças. “Por exemplo, para eles aprenderem como é a diagonal, ensinei através do jogo da velha”, argumenta Verusca.
Estiveram presentes na aula inaugural, a secretária municipal de Educação, Olívia Basso, o diretor pedagógico, Célio Stembach, o coordenador da Divisão de Xadrez, Jerry Pilati, a professora Verusca Javowski, a diretora Rosa Vandresen e a coordenadora Rita dos Santos.
Legenda: Equipe da secretaria municipal de Educação e a coordenação da Escola Municipal Maria Helena Vandresen junto com as crianças da pré-escola.
(foto: Ligia Tesser)
Ligia Tesser
Acadêmica de Jornalismo
Fonte: Francisco Beltrão