Terceira rodada do Festival Paranaense de Menores tem confrontos decisivos
Resultados da rodada definem quais atletas continuam brigando pelo título de campeão paranaense
A terceira rodada do Festival Paranaense de Menores começou às 9h deste sábado (31), em Maringá, com confrontos entre adversários que brigam diretamente pelo topo do pódio do campeonato.
No sub-18 masculino, o atual campeão Lucas Henrique da Silva, de Londrina, tem pela frente Henrique Nemeth Junior, de Ponta Grossa. Ambos tiveram 100% de aproveitamento nas das primeiras rodadas.
Até o momento, a categoria mais equilibrada é o sub-16 masculino, que tem nada menos que seis jogadores empatados na liderança. No confronto direto dos líderes, Teófilo Brandt (Jataizinho) enfrenta Geovani Broday (Ponta Grossa). Samir Abdulla (Piraí do Sul) joga com Renan Castro (Siqueira Campos), e André Pedroso (Ponta Grossa) disputa com Gabriel Akira Okawati (Londrina).
Atual campeão paranaense colegial e vice-campeão das Olimpíadas Escolares Brasileiras, o enxadrista Geovani Allan Broday, de 15 anos, diz que o resultado reflete o equilíbrio desta edição do Paranaense. “As Olimpíadas Escolares têm jogadores do Brasil inteiro, então sempre tem um ou outro enxadrista que é mais forte. No Paraná, o nível dos enxadristas [da categoria] é mais equilibrado”, revela.
Técnico de Broday, o professor Lucas Silvestre Borges trouxe para Maringá uma delegação de 13 enxadristas que representam a cidade de Ponta Grossa na competição. Para ele, os pais e professores que acompanham as crianças e assistem o torneio podem sofrer mais com o nervosismo que os próprios competidores. “No xadrez não é permitido ao técnico se comunicar com o atleta para dar instruções, como na maioria dos esportes. Então acabamos só vendo de longe e torcendo”, diz.
A quarta rodada do Festival Paranaense de Menores deve ser disputada na tarde deste sábado (31), com início previsto para às 14h.
Confira os resultados e a terceira rodada em masculino e feminino
Acompanhe nas Redes Sociais
Os resultados das partidas e demais informações do evento também estão sendo divulgadas nas redes sociais da FEXPAR. Acompanhe nossa página oficial no Facebook e comente sobre o torneio no Twitter com a hashtag #PrMenores.
Por Johnny Katayama