Campeonato Paranaense vai ser decidido neste domingo
Apenas três categorias já definiram os campeões antes da última rodada
Após três dias intensos de competição, o Festival Paranaense de Menores chega à última rodada. A decisão de nove categorias em disputa ficou para a rodada deste domingo (1). Apenas as categorias sub-12, sub-10 e sub-8 do feminino já definiram o nome das novas campeãs estaduais.
Sub-18
No masculino, o atual campeão Lucas Henrique da Silva (Londrina) terá pela frente Paulo Muraro Ferreira (São José dos Pinhais), único da categoria com 100% de aproveitamento no torneio. O londrinense empatou com Henrique Nemeth Junior (Ponta Grossa), e precisa da vitória para manter o título estadual.
Entre as meninas, Elise Yuriko Kawabata (Campo Mourão) lidera com 3,5 pontos e decide o torneio contra uma colega da mesma cidade: Keila Suemi Kawakami. Mas, enquanto Elise joga por um empate, Keila precisa da vitória para continuar sonhando com o título.
Sub-16
Faixa etária que registrou o maior número de participantes, o sub-16 também é uma das categorias mais equilibradas do Festival Paranaense de Menores. Na última rodada entre os homens, o líder é Geovani Allan Broday (Ponta Grossa), que enfrentará Gabriel Akira Okawati (Londrina). Empatados com Okawati e meio ponto atrás do líder Broday, a dupla André Lúcio Pedroso (Ponta Grossa) e Teófilo da Silva Brandt (Jataizinho) ainda podem vencer.
No feminino, Izadora Kobill (Manoel Ribas) venceu a líder e até então invicta Andressa Zimmermann (Maringá), e a indefinição segue para a última rodada. Três enxadristas estão empatadas na frente com quatro pontos: Andressa Izadora e Bruna Garcia de Souza (Curitiba).
Sub-14
Três enxadristas chegaram à última rodada com chances reais de título. No T1, o atual líder do torneio, Marcos Sakada (Paranavaí) enfrenta Emanoel Chimin (Ponta Grossa). Outro que está na briga é Victor Hugo Trelha (Londrina), que joga no T2 contra Bruno Barszcz (Ponta Grossa).
O feminino vai ser decidido entre duas enxadristas de Francisco Beltrão. A campeã da categoria sub-12 do ano passado, Gabrielle Meurer de Lima, joga de brancas com Milena Despessiani Kunz. As duas então empatas com 3,5 pontos, quem vencer é a nova campeã paranaense.
Sub-12
No masculino, a decisão é no confronto direto: Guilherme Machado Schmidt (Cornélio Procópio) confronta Lucas Hiroshi Saito (Londrina). Quem vencer leva o troféu de campeão estadual para casa.
Fernanda Ferreira Lima (Paranavaí) já é a campeã paranaense da categoria. Ela ganhou os quatro primeiros jogos e não pode mais ser superada na pontuação por nenhuma outra concorrente. Bruna Kudo da Silva (Cornélio Procópio) e Ana Beatriz Inácio (Paranavaí) disputam o segundo lugar em um confronto direto.
Sub-10
O atual campeão da categoria Eric Juliani Kihara (Paranavaí) defende o título contra Vinícius Basseto (Umuarama). Outro enxadrista que pode ser campeão é Bruno Henrique Alves (São José dos Pinhais).
Ana Carolina de Jesus também já garantiu o título com 4 vitórias em quatro partidas, e não pode mais ser alcançada. Kauani Polinário (Cruzeiro do Oeste) e Anne Druzini (Cornélio Procópio) se enfrentam pelo vice.
Sub-8
O torneio vai ser decidido no confronto direto. Ivo Henrique Chiaretto (Ponta Lagoa) ganhou todas as partidas até agora e decide o título contra Gustavo Freitas (Ponta Grossa) precisando apenas de um empate para ser campeão.
Entre as meninas, as três únicas participantes da categoria eram de Paranavaí. A campeã foi Juliani Beatriz Kihara, com Heloisa Contrera em segundo e Anna Pontoli em terceiro.
Confira os resultados e a terceira rodada em masculino e feminino
Acompanhe nas Redes Sociais
Os resultados das partidas e demais informações do evento também estão sendo divulgadas nas redes sociais da FEXPAR. Acompanhe nossa página oficial no Facebook e comente sobre o torneio no Twitter com a hashtag #PrMenores.
Por Johnny Katayama