Nos intervalos das partidas, as crianças brincaram com o xadrez gigante.
O xadrez de Francisco Beltrão está se destacando em competições estaduais e até nacionais. Isso acontece pelo grande incentivo que é dado, nas escolas, para as crianças praticar o esporte e participarem das primeiras competições. Uma delas é o Festival Interescolar, que chega a sua 10ª edição com 560 participantes de todos os colégios da cidade e do interior.
Os alunos passaram por eliminatórias internas e os melhores representaram as instituições na competição municipal. Lá, eles foram divididos em grupos e jogaram todos contra todos, sendo os campeões conhecidos pela soma de pontos obtidos nas seis partidas. Participaram alunos do segundo ao nono ano.
O professor Jerry Pilatti acredita que o festival é o primeiro passo para a formação de novas equipes no futuro. “Daqui sairão os atletas que vão representar Beltrão em diversas competições no futuro. Antes de começar, mostrei para eles que todos os árbitros que aqui estão já tiveram oportunidade de fazer isso”, completa.
A jovem Queila Cristina Iesbik, 8 anos, estuda no Higino Pires e considera importante jogar xadrez. “É muito bom, bem divertido”, disse. Das disputas, ela pretende sair com o título. “Quero ficar campeã”.
Os jovens começaram as disputas pela manhã, tiveram intervalo para o almoço, que foi oferecido pela prefeitura, e voltaram a jogar à tarde. Por volta das 15h30 aconteceu a premiação dos melhores e o encerramento.
Fonte: Jornal de Beltrão