Circuito Escolar de Xadrez bate recorde de participantes
A quarta etapa do Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais, realizada na tarde de sexta-feira (8), no Ginásio Ney Braga, foi marcada pelo recorde de participantes: 433 alunos de 24 escolas municipais, estaduais e privadas. O Prefeito Luiz Carlos Setim esteve presente na abertura e destacou a presença feminina no evento.
“O rei é a peça mais valiosa do xadrez, porém, quem está sempre ao seu lado? A rainha! Que todos os alunos ergam as rainhas dos seus jogos para homenagear as professoras, mães e alunas que estão aqui hoje”, disse o prefeito sob aplausos de todos.
Já a Secretária Municipal de Educação, Neide Setim, lembrou que a parceria xadrez-educação vem de longa data. “Em 1998 o município ganhou um prêmio de alfabetização por utilizar o xadrez como ferramenta pedagógica”.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Thiago Büher, destacou a importância do circuito escolar na formação de atletas para representar o município em competições de alto rendimento. “Em 2013, a equipe de xadrez de São José dos Pinhais conquistou o vice-campeonato nos Jogos da Juventude do Paraná. Certamente o circuito contribuirá para a revelação de atletas em busca de novas conquistas”.
A organização do evento ficou a cargo da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) em parceria com as secretarias de Educação e de Esportes e também do Clube de Xadrez de São José dos Pinhais. “Graças ao apoio fundamental da Prefeitura Municipal, com o apoio do Prefeito Luiz Carlos Setim, da Secretária Neide Setim (Educação) e do Secretário Thiago Büher (Esporte), os alunos de São José dos Pinhais tiveram a possibilidade de se apropriar dos benefícios da prática do xadrez”, destacou o presidente da Federação de Xadrez do Paraná, Paulo Virgilio Rios Rodriguez.
A quarta etapa finalizou o Circuito Escolar de 2013. Foram quatro torneios realizados ao longo do ano com as seguintes sedes: Clube de Xadrez, Colégio Estadual São Cristóvão, Escola Municipal Pe. Pedro Fuss e Ginásio Ney Braga. “Certamente com o apoio da Prefeitura Municipal, em 2014 teremos um circuito ainda mais forte e o xadrez são-joseense será referência não apenas para o estado, mas sim para todo Brasil” revelou o Mestre Nacional de Xadrez e Presidente do Clube de Xadrez do município, William Ferreira da Cruz.