Participaram do projeto 180 detentos distribuídos nas seguintes modalidades: futsal-trio, dama, dominó, embaixada e ping-pong. Também durante o recesso, foi realizada uma atividade específica de xadrez com a participação de aproximadamente 20 presos, sob a coordenação dos agentes penitenciários Everaldo Cordeiro e Alexandre Padilha Painhas. Essa atividade terá continuidade por meio de projeto específico de xadrez.
O Agente Everaldo falou sobre os resultados obtidos e a possibilidade de continuidade:
“Contando com o apoio incondicional da equipe pedagógica da CCJP sob o comando da professora Lenice, da chefia de Segurança e direção da Unidade, assim como dos colegas Agentes Penitenciários, este Curso de Xadrez, primeiro módulo, que está sendo ministrado por mim e Alexandre Painhas teve uma ótima receptividade entre os detentos, sendo que cerca de 20 deles, pretendem continuar com os demais módulos. Foi muito boa a ideia de juntar o xadrez com as demais modalidades de esporte que integraram parte deste projeto promovido pelas professoras do CEEBJA Mário Faraco. Estou realmente muito contente por isso”.
O detento C. M. também expressou sua opinião sobre as ações realizadas:
“Em fase de ressocialização, apresento minha homenagem ao agente penitenciário e professor Everaldo, pelo envolvimento no Projeto de Xadrez. Esse curso reforça a importância de uma instituição prisional, na qual tem como objetivo a mudança da personalidade e o desenvolvimento da capacidade cognitiva do educando, e não somente a ‘hibernação’ desnecessária. São projetos iguais a esse que mudará esses pensamentos e estimulará novas ideias. Por fim, a sociedade tem sorte em ter pessoas que acreditam na transformação”.
Semana – O término das atividades esportivas na CCJP culmina e se integra com a “Semana do Encarcerado”, de 12 a 16 de agosto. No início da semana os professores exibiram o fme “Os Corajosos” com a proposta de reflexão e posterior elaboração de uma carta destinada a quem o detento escolheri, bem como o lançamento do Projeto elaborado pelos professores do CEEBJA Mário Faraco que atuam na Unidade “Direitos e Deveres nas Relações Humanas” a ser implementado em agosto e setembro.
Está previsto para o dia 19 de agosto às 14 h, na CCJP, a premiação das atividades esportivas e do resultado do concurso de poema, que também foi lançado durante o período de recesso. Na ocasião o pastor Onésio que presta assistência religiosa à Unidade fará uma mensagem de encerramento.
Para a professora Alexina, “o projeto veio ao encontro da necessidade de organizar o recesso escolar, onde a cultura e o esporte se unificaram como ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde, alcançando valores éticos através de práticas sadias e função socializadora. É nessa determinação que são construídas pessoas iguais pela mesma raiz cultural e, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras. A grata surpresa foi perceber o envolvimento dos detentos em todas as atividades esportivas, organizando, coordenando e executando o projeto proposto, superando a expectativa inicial.
Publicamos a seguir dois poemas selecionados para ilustrar os bons resultados obtidos na CCJP com o desenvolvimento das ações do recesso e da programação da Semana do Encarcerado:
Caminho
Vim pelo caminho difícil…
A linha que nunca termina
A linha que bate na pedra
A palavra quebra uma esquina
Mínima linha vazia
Palavra, palavra minha!
L.A.M.F – (13/08/2013)
Por quê?
O tempo não volta,
A juventude não volta,
A vida vai,
Nascemos e já estamos indo,
A correnteza leva todos a um único destino,
Silêncio, nudez e trevas.
Atrás os outros a jogar vem vindo…
Por que disputamos?
Por que competimos?
Deus está se divertindo?
Nós o que ganhamos?
A vitória de viver
Ou a certeza absoluta de morrer…
J. S.D – (13/08/13)