“Estamos trabalhando no objetivo de incentivar a prática do xadrez entre os participantes do Comunidade Escola, pois é um esporte e uma atividade de lazer que contribui para o desenvolvimento de projetos pedagógicos, trabalhando elementos como a atenção, concentração, autocontrole, imaginação e memória”, disse o secretario do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
As capacitações visam fortalecer e divulgar o xadrez nas escolas municipais de Curitiba e, por meio de sua prática, combater a evasão escolar e contribuir para o desenvolvimento social, emocional e social dos alunos da rede de educação.
Desafio de Xadrez – Além das capacitações, também será realizado este mês o Desafio Xeque-Mate de Xadrez – I Circuito Esportivo Educacional. O evento irá acontecer no dia 30 de abril, no Ginásio de Esportes do Tarumã e é aberto para toda a comunidade e estudantes das escolas municipais — com limite de 15 alunos por unidade.
O torneio terá quinze categorias diferentes, que irá abranger do infantil ao master, além de uma categoria para a pessoa com deficiência visual. Será divido em quatro etapas, com a primeira sendo realizada no dia 30 de abril, a partir das 9h30, no Ginásio de Esportes do Tarumã. As outras etapas acontecerão em maio, setembro e outubro.
Comunidade Escola – Programa desenvolvido em escolas municipais, que permanecem abertas aos sábados e domingos como alternativa de atendimento às demandas sociais de cada região de Curitiba. Em seus espaços são desenvolvidas atividades que contribuem para o desenvolvimento sócio-cultural e político dos cidadãos.
O programa é dividido em cinco eixos (Educação e Cidadania; Saúde; Esporte e Lazer; Cultura e Geração de Renda), com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude sendo a responsável pelo Eixo Esporte e Lazer, que tem por objetivo fomentar a realização de atividades físicas e esportivas com características educativas, inclusivas, cooperativas e saudáveis.
De 2005 a 2010, o eixo Esporte e Lazer obteve o maior índice de participações por eixo: 5.241.711, com grande adesão do público infantil (51% dos participantes) e jovens entre 15 a 29 anos (33,3%).
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/capacitacao-de-xadrez-para-professores-e-voluntarios/22563