O Clube de Xadrez Erbo Stenzel
O CXES foi fundado em 04 de Novembro de 1984, no Museu Guido Viaro, para homenagear o enxadrista, escultor e artista plástico Erbo Stenzel (1911-1980), que venceu o Campeonato Paranaense Absoluto de Xadrez de 1959. O CXES atende a comunidade curitibana há 28 anos, oferecendo gratuitamente diversas atividades como: aulas, torneios (Copa Sunye), treinamento, palestras e concursos, exibição de filmes e documentários, e realização de pesquisas.
As aulas, nos níveis básico e intermediário, são ministradas pelos instrutores Dilma Martins e Ernani Caetano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. A Copa, que homenageia o Grande Mestre Internacional de xadrez Jaime Sunye, ocorre todas as quintas e sextas-feiras, às 17:30h. O treinamento em xadrez, conduzido pelo Mestre FIDE e atual Campeão Paranaense Absoluto de Xadrez, Bolívar Gonzalez, ocorre aos domingos, entre as 10h e 13h. As palestras são ministradas pelo engenheiro e enxadrista Clóvis Teixeira Netto, na última quarta-feira de cada mês, das 16:30h às 18h. O Concurso de Solução de Problemas de Xadrez, visa estimular a capacidade de análise e cálculo dos frequentadores e, a cada semana, um novo problema é fixado no mural do CXES.
A atividade Xadrez e Cinema ocorre uma vez por mês, aos domingo, às 10h. O CXES exibe no Teatro Universitário de Curitiba (em frente ao CXES) um filme ou documentário que aborde o tema xadrez e, após a exibição, há um debate sobre os aspectos mais relevantes do filme para o xadrez. Para conferir a data e tema dos próximos filmes, basta entrar em contato com o CXES.
O CXES também realiza pesquisas (disponíveis publicamente) e colabora com estudos nas seguintes áreas: Pedagogia, Informática e Saúde. No campo da Pedagogia atuamos como um Laboratório de Ensino-Aprendizagem do Jogo de Xadrez, desenvolvendo metodologias de ensino do jogo que visam subsidiar os programas escolares de xadrez. Na área da Informática, o CXES colabora já há dez anos com as pesquisas desenvolvidas pela Departamento de Informática da UFPR, pesquisas estas que visam dar suporte computacional aos projetos escolares de xadrez. No campo da Saúde, estamos iniciando um estudo visando identificar se o jogo de xadrez pode atuar, de forma profilática, para doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.
Finalizando, e parafraseando o historiador holandês Johan Huizinga (1872-1945), o jogo é uma categoria absolutamente primária da vida, tão essencial quando o raciocínio (Homo Sapiens) e a fabricação de objetos (Homo Faber), então a denominação Homo Ludens captura o elemento lúdico está na base do surgimento e desenvolvimento da civilização. Portanto, venha jogar xadrez no CXES!
Prof. Dr. Wilson da Silva
Pedagogo pela UFPR (1995-1998)
Psicopedagogo pelo IBPEX (2001-2002)
Mestre em Educação pela UFPR (2002-2004)
Doutor em Educação pela UNICAMP (2005-2010)
Pós-Doutor em Informática Educacional pela UFPR (2010-2012)
Pós-Doutorando em Informática Educacional pela UFPR (2012-2014).