Arbitro do xadrez é exemplo de superação


que já trabalha em fases de competições oficiais do Estado como Jogos Escolares e Jogos da Juventude desde 2010. Além disso, Luiz Fernando é arbitro da Federação de Xadrez do Paraná, da Federação Nacional da modalidade e do Clube Escolar de Cascavel.

No entanto, uma paralisia cerebral durante o parto foi o começo da história de superação e sucesso do arbitro. “Comecei a desenvolver o xadrez a partir da 5ª série motivado por um professor que me incentivou. Tudo que conquistei na vida profissional foi através do xadrez, paguei a faculdade, fiz três especializações… por acreditar no desenvolvimento que o xadrez pode proporcionar, segui na modalidade”.

Luiz Fernando comentou que foi o primeiro cadeirante de Cascavel a ser graduado pela Faculdade Assis Gurgacz no curso de Educação Física e destacou os valores do esporte ao longo da caminhada. “Nunca deixei meus objetivos por causa da deficiência física, sou professor no Colégio Victorio de Cascavel e tenho artigos publicados sobre a modalidade de xadrez. Se sou um exemplo? Acredito que sim!”
Fizeram parte do quadro de arbitragem da fase regional do 26º Jojup´s em Ivaiporã: Dafynni Safraider, Tania Lazarotto e Nair Bauken Bastos, que é mãe do comunicativo Luiz Fernando.

Os 26º Jogos da Juventude do Paraná, sede Ivaiporã, são realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria do Esporte, com apoio da Prefeitura Municipal.

Antonello Nadal
Comunicação/SEES
(41) 3361-7736
(43) 9176-7650

 

Fonte: Secretaria do Estado do Esporte do Paraná