Os alunos cegos e deficientes visuais do Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Auditiva e Visual (Caedav), de Colombo, participaram no início do mês da 1ª etapa do Desafio Xeque-Mate de Xadrez. Utilizando tabuleiros adaptados, eles conquistaram 8 medalhas no torneio. “O principal é a oportunidade de socialização, além dos desenvolvimentos motor e intelectual que ajudam a melhorar o desempenho dos alunos”, explicou o professor de Educação Física e técnico do grupo José Wagner Tuchinski Leopoldino.
Antes, os alunos da instituição eram apenas convidados a participar dos eventos esportivos. Após os treinamentos realizados semanalmente, os alunos vão para competir. “Eles (alunos) têm muito interesse em aprender, buscam sempre informações sobre o esporte”, contou o professor.
Foram 11 atletas cegos ou com baixa visão que disputaram as partidas. Jefferson Miranda Soares é um deles. Há três anos resolveu começar a jogar xadrez. “No começo vivia perdendo as partidas, não ganhava de ninguém, mas graças ao apoio e incentivo do professor, comecei a vencer meus adversários”. No torneio, ele foi campeão na categoria relâmpago – quando a partida é disputada em cinco minutos.
Além das vitórias e medalhas, Jefferson conquistou mais do que imaginava. “O xadrez é um estímulo para a mente, tenho mais concentração, e com os jogos, conheço novas pessoas e lugares”, comentou o aluno que sonhe em poder participar de um campeonato nacional.
Segundo Walquiria Onete Gomes, chefe do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Deein/Seed) é importante oportunizar a participação de alunos com necessidades educacionais especiais em eventos esportivos porque o esporte é um caminho para o desenvolvimento social dos cidadãos.. “Os alunos participam de suas categorias, mas estão inclusos no todo, pois os espaços são os mesmos usados pelos alunos do Ensino Regular.Não seriam atingidos os objetivos de inclusão se estas atividades acontecessem em outros espaços, pois o público em geral não teria a oportunidade de prestigiar os alunos”, afirmou.
TORNEIO – O Desafio Xeque-Mate de Xadrez 1º Circuito Esportivo Educacional é promovido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná. Participaram 582 alunos de 74 instituições de ensino público e privado. O torneio foi dividido em 15 categorias, de acordo com a série e idade dos participantes, e disputado em seis rodadas. O Centro de Educação Infantil Curitiba Ano 300 foi campeão do circuito, seguido do Colégio Marista Santa Maria e do Colégio Estadual Nilo Brandão. A próxima etapa será realizada ainda neste mês.
FONTE: Dia-a-dia Educação