Um grupo de 25 Agentes Penitenciários de Curitiba e região metropolitana foram capacitados para atuar no Projeto Jogo de Xadrez na Ressocialização do Apenado. Foi por meio do Programa Cultura, Arte, Esporte, Lazer e Bem Estar, do Clube de Xadrez Erbo Stenzel e da Federação Paranaense de Xadrez, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
Participaram da capacitação o Agente Penitenciário Alexandre Padilha Painhas que é autor do Projeto, além do professor Frederico Mangrich, representando o Programa Cultura, Arte, Esporte, Lazer e Bem Estar e o Agente Penitenciário Everaldo Cordeiro, representando a FEXPAR.
O curso para os apenados tem carga horária de 24 horas A primeira etapa ocorreu no Colégio de Xadrez Erbo Stenzel, em Curitiba, ministrado pelo professor doutor Wilson da Silva, autor de vários livros sobre Xadrez e reconhecido como disseminador da modalidade no Paraná.
Durante a capacitação, os Agentes conheceram as origens do jogo de Xadrez, suas regras básicas, técnicas e táticas, além de jogos educativos. Os Agentes serão os interlocutores do Programa Cultura, Arte, Esporte, Lazer e Bem Estar nas unidades penais participantes do projeto.
O projeto Jogo de Xadrez na Ressocialização do Apenado objetiva proporcionar a oportunidade de vivenciar a prática da modalidade esportiva, aos presos das unidades penais estaduais. O Xadrez é reconhecidamente um esporte que desenvolve além dos valores sociais, o raciocínio, a concentração, o jogo limpo e o companheirismo, além de proporcionar a participação em torneios e
Agentes Penitenciários são capacitados para ressocializar apenados por meio do Jogo de Xadrez
12
nov