Abertura do Xadrez nos Jeps inaugura 2a edição do “Por que xadrez nas escolas?”


A abertura da modalidade Xadrez nos Jogos Escolares do Paraná contou com a presença ilustre de autoridades que explanaram:

O Prof Rafael Valdetino da Silva, coordenador do escritório regional da secretaria de estado do esporte, ressaltou a massificação e qualificação do esporte com a regionalização dos núcleos de esporte do estado com estratégias como Programa Esporte Formador, Talento Olímpico do Paraná entre outros.

A Professora Marcia Regina Tomadon, coordenadora geral do 59o Jogos Escolares do Paraná –Jep´s, ressaltou qualidade da organização e arbitragem da Federação de Xadrez do Paraná – FEXPAR nos jogos oficiais e a percepção da família xadrez em todo o estado.

O presidente da FEXPAR, Paulo Virgilio Rios Rodriguez, ressaltou o excelente trabalho que equipe da Secretaria do Estado do Esporte vem fazendo e da segurança do sucesso de qualquer evento com equipe tão competente. Enfatizou ainda a nobre ação do Prof Jerry Pilati que esta doando o livro “Por que xadrez nas escolas?”, ressaltando o excelente trabalho que o professor realiza no município e na região.

O Professor Jerry Pilati

O xadrez conta com a participação de cerca de 150 atletas que passaram pelas fases regionais e macrorregionais. E agora travam o duelo nos tabuleiros para o título estadual.

Os campeões da prova de xadrez rápido serão convocados para representar sua escola, seu munícipio e o estado do Paraná nas Olimpíadas Brasileiras Escolares.

O xadrez é disputado nas provas de xadrez relâmpago (5´ para cada jogador), xadrez rápido (25´ para cada jogador), xadrez pensado (90´ para cada jogador).