62º JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ- FASE FINAL B RÁPIDO


O rei e a rainha do xadrez rápido paranaense

O xadrez é um dos esportes mais antigos, surgiu a centenas de anos e serviu para entreter reis, príncipes e imperadores. Na tarde deste domingo, dia 19, a coroa, ou medalha, foi entregue aos novos campeões da prova do xadrez rápido.

Única prova da modalidade que vale vaga nos Jogos Escolares da Juventude, que neste ano serão realizados em Fortaleza, o xadrez rápido recebeu muita atenção e empenho por parte dos atletas.

A nova campeã é da cidade de Japurá, região Noroeste do Estado. Francieli Naomi Mada, 13 anos, venceu todas suas partidas e, ao final da última jogada, tremia de emoção ao comentar que “não esperava esse resultado, é uma surpresa, vim jogar sem muita esperança e agora sou campeã paranaense, não sei nem descrever o que estou sentindo”.

Francieli treina desde os 10 anos e começou a jogar xadrez influenciada pela irmã Micheli, que chegou a ficar com a medalha de prata na prova relâmpago, anos atrás. Ela conta, ainda, que a viagem mais longa que já fez foi até Francisco Beltrão, sudoeste do Estado. Agora já começa a pensar em Fortaleza. Os treinamentos da nova campeã são frequentes, ela pratica duas vezes por semana na escola onde estuda e mais duas no colégio do ensino médio da cidade. Além disso passa várias horas em aplicativos de xadrez que usa no celular.

Já o campeão, Ivan Kauelkamp Silveira, 13 anos, ainda é jovem o suficiente para poder jogar na categoria B em 2016. O atleta de Manoel Ribas estava tranquilo ao final da disputa, afinal ele já tem uma medalha de ouro, conquistada ontem com a prova relâmpago. “Foi bastante difícil a competição, todos estavam empenhados em conquistar essa vaga no nacional, o nível dos jogos foi muito alto e consegui aprender bastante com os adversário”, afirmou Ivan.

Treinando desde os nove anos, ele participa atualmente do Clube de Xadrez de Manoel Ribas e foi convidado a começar treinar a modalidade por um professor. Treinando três vezes por semana, chegou à fase final dos JEPs em 2014 na prova convencional. Sua estratégia foi economizar tempo, buscando gastar no máximo 30 segundos em cada lance executado.

O Coordenador de Arbitragem da Federação de Xadrez do Paraná, Amauri Redigolo, que também coordena a arbitragem na Fase Final dos JEPs e há 22 anos atua como árbitro de xadrez e integra o quadro de arbitragem da Federação Internacional de Xadrez, parabenizou a organização em Apucarana. “O local de jogos é espetacular, o nível técnico das partidas é bom, são nossos jovens talento atuando e se desenvolvendo. Ano passado a campeã paranaense também venceu o brasileiro, então quem vence aqui tem grandes chances nos jogos nacionais”, afirmou Amauri.

A 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná é organizada pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, com a realização da Prefeitura Municipal de Apucarana e apoio da RPC, afiliada da Rede Globo.

COM/SEET

Anderson Ferreira dos Passos (46) 9914-4720

Mais fotos no Flickr da SEET

RESULTADOS DO XADREZ RÁPIDO