Últimas

62º JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ- FASE FINAL B CONVENCIONAL

AS PARTIDAS DO XADREZ CONVENCIONAL INICIARAM ACIRRADAS NO JEP´S 2015

A prova de xadrez convencional tem a participação de 121 atletas, que deram inicio na amanhã de ontem, 20 de agosto, na categoria convencional de xadrez, na fase final B dos 62º Jogos Escolares do Paraná, em Apucarana.

Dentre os participantes desta competição, estão 16 colégios no naipe feminino e 17 colégios no naipe masculino. As disputas estão acontecendo no Clube de Campo Agua Azul.

A categoria convencional se estende até Quarta-feira (22) e durante esses dias.

A fase Final B faz parte da 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, que é realizado pela Secretaria de Estado da Educação, organizado pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal de Apucarana.

 

RESULTADOS E EMPARCEIRAMENTOS

 

Elaine Redigolo

 

Colégios Paroquial e Tiradentes são campeões no convencional

Após três dias de competição, a modalidade provou que pode ter momentos de muita tensão, emoção, expectativa e alegria. Nesta quarta-feira, dia 22, foram conhecidas as escolas campeãs na prova de xadrez convencional dos 62º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), categoria B (12 a 14 anos).

 

Com uma pontuação excelente, a equipe do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, de Paranavaí, conquistou 14 pontos de 15 possíveis, perdendo apenas uma partida na última rodada. A derrota foi, inclusive, da atleta campeã do relâmpago, Fernanda Ferreira Prazer de Lima. Mesmo assim foi uma campanha muito boa e bastante comemorada pelas atletas e pelo professor Fernando, que acompanha e treina as meninas.

O Colégio Paroquial foi também campeão geral do xadrez feminino, somando 98 pontos, seguido pelo Colégio Estadual Duque de Caxias de Antonina e o Colégio Estadual Protássio de Carvalho, de Curitiba, com 38 e 36 pontos, respectivamente.


 

Emoção até o último segundo

A disputa pelo título do masculino estava bastante acirrada. Na última rodada havia oito escolas ainda com chances de título, com somatório entre nove e sete pontos.

Após o início das partidas começaram a diminuir os possíveis campeões. A cada tabuleiro que o cheque-mate aparecia, caneta e papel na mão dos professores e expectadores iam dando uma nova classificação parcial e a apreensão se estabelecendo. Assim seguiu até que só restaram na disputa pelo título, e também no tabuleiro, o confronto entre o Colégio Sepam, de Ponta Grossa, e o Colégio Estadual Tiradentes, de Cafezal do Sul, que antes da rodada somavam nove e oito pontos, respectivamente.

 

Para completar a aflição, as duas primeiras partidas do match a serem concluídas deram uma vitória para cada escola e a situação era a seguinte: empate ou vitória do aluno-atleta de Ponta Grossa dava o título ao Colégio Sepam, em caso de vitória por parte do representante de Cafezal do Sul, ambas as escolas chegariam à mesma pontuação, mas o confronto direto garantia o ouro para o Colégio Estadual Tiradentes. E foi esta segunda alternativa que se concretizou.

 

O jogo foi equilibrado do começo ao final e, depois de quase três horas de partida, quem definiu o vencedor foi o relógio, que registrou o tempo esgotado para o jogador ponta-grossense. Comemoração, abraços e sorrisos se multiplicaram entre os alunos-atletas de Cafezal do Sul.

 

O responsável pelo ponto do título, Luan Kenzo Amorin, 13 anos, enfatizou que a conquista foi “muito difícil, requer muito pensamento e estratégia”. Ele treina há dois anos e destaca que agora precisa “treinar ainda mais, afinal, tenho mais um ano na categoria B e pretendo manter esse título”.

Lucas Lima da Silva, 14 anos, Gean Pinheiro Henrique, 13 anos, e Daniel Aparecido Da Silva Siqueira, 12 anos, compõe o time campeão e comentaram que treinam na instituição de ensino e também na casa de um professor, amigo do quarteto.

O troféu de campeão geral do xadrez masculino foi para Ponta Grossa. Na segunda colocação ficou Cafezal do Sul e na terceira Manoel Ribas, estas duas com o mesmo somatório de pontos.

 

A 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná é organizada pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, com a realização da Prefeitura Municipal de Apucarana e apoio da RPC, afiliada da Rede Globo.

 

COM/SEET

Anderson Ferreira dos Passos (46) 9914-4720

Mais fotos no Flickr da SEET