Paranavaí mantém o ouro na prova do relâmpago feminino.
Bastou meio dia de competição para que já fossem conhecidos os primeiros campeões do Xadrez Relâmpago, fazendo jus ao nome da prova.
Raciocínio lógico, concentração, agilidade, treinamento, planejamento, tomada de decisão e outras habilidades são postos a prova em um tempo máximo de jogo de 5 minutos para cada competidor. Cada lance, cada captura, cada promoção não tem nem tempo para serem comemorados, pois uma nova jogada já precisa ser feita, toda capacidade de raciocínio rápido precisa ser empregada.
As meninas do Colégio Paroquial Nossa Senhora Nossa Senhora do Carmo fizeram valer seu favoritismo e mantiveram o título, já conquistado no ano passado. Fernanda Ferreira Prazeres de Lima, 13 anos, e Catarina de Oliveira Miranda, 14 anos, conquistaram o ouro e a prata, respectivamente. O bronze ficou com Lorenza Ribeiro Slobojan, do Colégio Estadual General Carneiro.
A fase regional garante apenas dois alunos-atletas na fase macrorregional, da mesma forma a fase macro também dá apenas duas vagas na fase final e as meninas de Paranavaí garantiram elas nas duas fases anteriores, com um detalhe, nas fases anteriores e também em 2014 quem venceu foi Catarina, que desta vez foi derrotada pela colega Fernanda na penúltima rodada.
Fernanda disse que joga xadrez há oito anos e achou a competição “difícil, mas os treinamentos ajudam bastante, agora precisamos nos preparar para o nacional”. Ela pretende seguir carreira na área de Educação Física.
Já Catarina, que joga desde os quatro anos, e sonha ser jornalista, venceu todas as fases estaduais ano passado e também os Jogos Escolares da Juventude, classificando-se para o Sul-americano, onde foi a 6ª colocada. Catarina disse que “dessa vez a Fernanda foi melhor e ficou com o título, mas vou seguir treinado e me preparando para evoluir cada vez mais”.
O Colégio Paroquial tem em sua grade curricular a disciplina de Xadrez, ensinada em todos os anos de estudo. O professor Fernando Pinheiro da Cruz é o responsável pelo ensino da modalidade. Ele foi atleta de xadrez, cursou pedagogia, especializou-se na modalidade e hoje trabalha exclusivamente com o xadrez. “Estou muito feliz com os resultados, estamos confiantes, nosso foco se volta agora para o convencional, precisamos nos preparar ainda mais para participar, quem sabe, do nacional”, enfatizou Fernando.
No masculino o campeão foi Ivan Kuelkdamp Silveira, do Colégio Estadual Nereu Ramos, de Manoel Ribas, a medalha de prata ficou com Marco Aurelio Comunelo Nunes, da Escola Santa Maria Madalena Postel, de Manoel Ribas, e o bonze com Gustavo Auer Abilhoa da Escola Santa Terezinha, de Ponta Grossa.
Entre os atletas com deficiência visual o campeão foi Paulo Nunes de Santana, da Escola Nossa Senhora das Graças, o segundo colocado foi Gabriel de Oliveira de Jesus da Escola Estadual Heitor Villa Lobos e o terceiro colocado foi Franckelli de oliveira neves, também da Escola Estadual Heitor Villa Lobos, de
A 62ª edição dos Jogos Escolares do Paraná é organizada pelo Governo do Estado, através das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, com a realização da Prefeitura Municipal de Apucarana e apoio da RPC, afiliada da Rede Globo.
COM/SEET
Anderson Ferreira dos Passos (46) 9914-4720