fbpx

Xadrez será em Campo Mourão

Londrina ficou impossibilitada de oferecer a infraestrutura necessária, nesse novo período, como o transporte interno. Como não foi possível contornar essa dificuldade, mudamos de sede, sem prejuízo para a competição. Campo Mourão oferecerá as mesmas condições, pelas boas instalações para a prática dessas modalidades que seriam em Londrina”, garante o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
As outras sedes, Apucarana, Ibiporã, Marialva, Maringá e Rolândia, conseguiram fazer a reprogramação sem maiores problemas e as disputas vão fluir normalmente. A única diferença é que a apresentação das delegações em Maringá será dia 30, e não 28 como nas demais sedes, porque o município promove no dia 30 o meeting internacional de atletismo. Em Maringá serão disputadas as modalidades de atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha-PC.

 

Atletismo da fase final será em Maringá, a partir de segunda-feira (31/5)

Nas outras sedes, as modalidades em disputa são: basquete, em Apucarana; futebol em Marialva; futsal e goalball, em Ibiporã; e voleibol e vôlei de praia, em Rolândia. Em termos de modalidades as novidades este ano são o ciclismo, ginástica rítmica (faixa etária 15 a 17 anos), taekwondo e bocha-PC (para alunos com necessidades educacionais especiais – paralisia cerebral). São as modalidades que também farão parte das Olimpíadas Escolares Brasileiras, a partir deste ano. A exceção da ginástica, só para as meninas, as demais são para os dois sexos e em duas faixas etárias: 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
Reprogramação
De acordo com a nova programação da fase final dos 57.º Jogos Colegiais do Paraná, todas as modalidades coletivas começam a ser disputadas sábado (29/5) e vão até o último dia de competição, sábado da semana seguinte (5/6), a exceção do vôlei de praia que acaba na quarta-feira (2/6). Também começam sábado a ginástica rítmica, natação e xadrez. A ginástica e natação já acabam domingo, enquanto que o xadrez vai até o dia 3 de junho (quinta-feira). O atletismo tem início segunda-feira e vai até sexta-feira (4/6).
A última modalidade a começar será a de ciclismo, dia 4 de junho, e já termina dia 5. O judô tem início um dia antes e acaba no sábado (5/6). O tênis de mesa, que também vai até o dia 5 de junho (sábado), tem início dia 2. E duas modalidades serão disputadas num único dia: taekwondo e goalball (alunos com necessidades especiais), respectivamente, dias 30 de maio (domingo) e 2 de junho (quarta-feira).
Gripe
O motivo da primeira mudança na fase final dos 57.º Jogos Colegiais do Paraná, a de datas, foi ganhar tempo para a divulgação das recomendações do Departamento de Vigilância e Controle em Agravos Estratégicos (Deca), da Secretaria de Estado da Saúde, sobre precauções para diminuir o risco de propagação do vírus H1N1 (gripe suína). Entre as principais recomendações está proibida a participação de professores e alunos que apresentarem sintomas de doença respiratória aguda (febre, tosse ou dor de garganta), por um período de até 14 dias anteriores ao início da competição.

Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação – (41) 3361-6535
Moacir Domingues
Fotos de Leila Nunes

 

Print Friendly, PDF & Email