Xadrez é disciplina escolar em Maringá


O projeto começou na cidade pelas mãos do professor Jomar Egoroff, 46, que a partir de 1999 começou a trabalhar os benefícios pedagógicos do esporte com os alunos do Colégio Santo Inácio. “O xadrez desenvolve a lógica, a concentração e a rapidez de raciocínio, ajudando a potencializar o aprendizado de outras disciplinas”, explica Egoroff, que atualmente é professor de xadrez do Colégio Evangélico.

O acadêmico de medicina Denis Massatsugu Ueda, 22, foi um dos primeiros alunos de Egoroff no Santo Inácio e reforça a torcida pela inclusão do xadrez como disciplina obrigatória, reconhecendo a importância do esporte para o desenvolvimento acadêmico. “O xadrez me ensinou a pensar antes de tomar uma decisão, evitando que eu faça uma escolha errada precipitadamente. Também ajuda muito a trabalhar o equilíbrio emocional, principalmente quando nosso cérebro é colocado à prova, como nos vestibulares”, afirma.

A Coordenadora Pedagógica Jurema da Costa Grava, 42, concorda com a opinião de Ueda, tanto que aprovou o projeto para incluir o xadrez como disciplina no Colégio Evangélico, onde trabalha, aprovando os benefícios pedagógicos proporcionados pelo esporte. “Os pais dos alunos também apóiam o projeto, muitos querem até participar. Futuramente, pensamos em oferecer aulas no contra-turno, para atender a comunidade escolar, não somente os alunos”, conta.

A professora Viviane de Fátima Bernardo, 25, aponta mais um benefício do esporte para o desenvolvimento das crianças: auto-estima. “No xadrez a criança não precisa ser alta como o coleguinha, nem magrinha, nem gordinha. É preciso apenas vontade e disposição para jogar”, analisa.

Em Maringá foi apresentado um projeto junto à Secretaria dos Esportes e à Câmara de Vereadores para a inclusão do xadrez como disciplina obrigatória nas escolas municipais. Entretanto, a falta de professores para atender tantas escolas inviabilizou o projeto. Atualmente a inclusão da disciplina é opcional nas escolas municipais. 

Fonte: Xadrez Maringá de Johnny Katayama.

Print Friendly, PDF & Email