O xadrez como instrumento educativo nas licenciaturas, por Luiz Fernando


           Veja o projeto completo.

           
                INTRODUÇÃO

           Nós, educadores, precisamos resgatar atividades culturais que se perderam no tempo. Atualmente, um dos fatores que faz com que as atividades lúdicas e culturais sejam deixadas de lado são os riscos de violência que as grandes cidades apresentam e que impedem que as crianças saiam às ruas ou a lugares públicos, bem com os avanços tecnológicos que proporcionam outros mecanismos de divertimento.          

           Por isso, devemos trazer para a comunidade escolar o resgate dos jogos intelectuais, dos jogos cooperativos, dos jogos simbólicos e da expressão corporal, levando-os a contribuir no processo de construção do conhecimento e favorecendo a interdisciplinaridade de várias áreas do conhecimento. 

          

           JUSTIFICATIVA

           As atividades lúdicas são primordiais por excelência, não só por atenderem às características do desporto, mas, por estimularem o espírito cooperativo, a autoconfiança, a concentração e a socialização, fazendo com que os jogos e as brincadeiras se enquadrem às exigências das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, a mesma nos coloca a disciplina de educação física no currículo e os conteúdos estruturantes que fazem parte da mesma.Acredita-se que o lúdico contribui, e muito, no processo da formação da personalidade na fase escolar, tornando-se um excelente instrumento educativo multidisciplinar que busca como referencial o desenvolvimento de um pensamento organizado. Assim, a atenção, a concentração, o julgamento, o planejamento, o autocontrole, a paciência, a criatividade, a lógica matemática e o raciocínio, são elementos constitutivos que permitem aos jogos serem nomeados como fatores importantes no contexto escolar.         

          Verifica-se também que, as atividades lúdicas desempenham importante papel de socialização, por ensinarem a lidar com a vitória e com a derrota, mostrando melhoras em suas atitudes impensadas, levando ao hábito de refletir antes de agir. Por outro lado, vemos que, enquanto os alunos participam de um projeto como este, sendo afastados da violência, socializados e preparados para um futuro melhor, podendo enfrentar as dificuldades do mundo adulto.

          Veja o projeto completo. 

             Por Luiz Fernando Maciel Bastos Júnior.

 

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