IMPLANTAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ COMUNITÁRIO EM SALTO DO LONTRA.


 

 


Com a presença de autoridades, professores, pais e alunos foi lançado na noite de segunda-feira, 1°, na Escola Estadual Jorge de Lima, o Projeto do Clube de Xadrez Comunitário de Salto do Lontra. A iniciativa é do professor de educação física Ademir Zanandréa e objetiva envolver toda a comunidade na prática do xadrez, visto que os estudantes têm representado muito bem o município em competições regionais.

Estiveram presentes o prefeito Maurício Baú (PPS), representando o Núcleo Regional de Educação as professoras Adriana Biancato e Solange Leopoldino, o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Edilso Fuschter, representando os professores de educação física Sidnei Coelho, representando os pais dos alunos a presidente da APMF da Escola Jorge de Lima, Ruth Guizoni Paludo, representando os alunos o presidente do Grêmio Estudantil, Humberto Colombo Hamermuller, e representando a Federação Paranaense de Xadrez (Fexpar), Gláucio Cella de Francisco Beltrão e a Presidente do Clube de Xadrez de Beltrão Dulcinéia Betti.

Durante o lançamento, o professor idealizador do Clube de Xadrez Comunitário, Ademir Zanandréa, fez uma breve explanação sobre os objetivos e ações do projeto e pediu o apoio da comunidade. “Estamos dando apenas o primeiro passo para tornarmos esta ideia realidade. Queremos envolver o número maior possível de pessoas e por isso contamos com o apoio de todos nesta iniciativa. Os interessados em saber mais sobre o projeto podem procurar a secretaria da Escola Jorge de Lima”, destacou.

O prefeito Maurício Baú afirmou que o município será parceiro no projeto. “Trata-se de uma bela iniciativa do professor Ademir e daremos todo o apoio que estiver ao nosso alcance, afinal, precisamos incentivar os bons projetos que venham ao encontro dos interesses da comunidade e que melhorem a vida das pessoas”, comentou. Nos próximos dias, uma nova reunião será realizada para formar a diretoria do clube e iniciar as ações para colocar a proposta em prática.

O projeto do Professor Ademir se orientou pelo trabalho que vinha sendo feito na cidade de Francisco Beltrão, com o xadrez nas escolas, juntamente com o clube de xadrez!

Nessa oportunidade o Glaucio Cella jogou uma partida as cegas e a Presidente do Clube de Xadrez jogou uma simultânea para demostrar as várias faces do xadrez!

“O Clube de Clube de Xadrez de Beltrão lhe presenteamos com o livro “Por que Xadrez nas escola?”do professor Jerry Pilati! O trabalho está apenas começando. Que boas inspirações como essa continuem nascendo no nosso Paraná!”

O xadrez é um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa que joga xadrez adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial à memória. O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, a atividade faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projetos oficiais apontam melhorar significativas sobre alguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.

 

link das fotos

https://plus.google.com/photos/107071378652820479666/albums/5864618815131890081

 

Informações enviadas pela Prof Dulcinéia Betti

 

Print Friendly, PDF & Email