Enxadrista de SJP disputará Jogos Escolares da Juventude

Os “Jogos Escolares da Juventude” é a principal competição entre alunos do país. Criado na década de 1960, o evento – organizado pelo governo federal – teve vários nomes e transformações, porém, sempre apresentou talentos em diversas modalidades para o esporte brasileiro.

Em 2016, o xadrez de São José dos Pinhais volta a ter um representante na competição. Thaís Ferreira Monteiro de Carvalho, do Colégio Tradição, sagrou-se campeã dos Jogos Escolares do Paraná –Fase Final B (para alunos entre 12 e 14 anos) e representará o estado na competição nacional, a ser realizada entre dias 20 e 29 de setembro20 e 29 de setembro, em João Pessoa-PA.

Thaís é a quarta enxadrista de SJP a passar pelas fases: municipal, regional, macro regional e estadual, para então chegar na fase nacional. Em 2003, Jhony Bill da Silveira foi vice-campeão nacional entre 12 e 14 anos. No ano seguinte, Jhony voltou a fase nacional para conquistar o título e o outro são-joseense, William Ferreira da Cruz, completou o pódio na 3ª colocação. Em 2005 foi a vez de Marília Jareck Zeck, que acabou na honrosa 4ª colocação.

No Xadrez Convencional a Thais e Clara, do Colégio Tradição, ficarão em 3o lugar mesmo com uma  integrante da equipe a menos, o que garantiu ao Colégio Tradição o Título Geral do Xadrez Feminino B.

Thais Carvalho, também levou o título de Orgulho Paranaense no Xadrez Feminino.

Ainda sobre os Jogos Escolares do Paraná – Fase Final B, disputada em Apucarana, além de Thaís, SJP teve outros dois destaques. Clara Machado Juliatto, também do Colégio Tradição, terminou na 3ª colocação e Wythor Rogério de Oliveira, Colégio Estadual Unidade Polo, foi o 11º.

Otávio Augusto de Barros Crul, do Colégio Sesi Afonso Pena, pode ser o quinto enxadrista de SJP nos Jogos Escolares da Juventude. Entre 12 a 20 de agosto, Otávio disputará os Jogos Escolares do Paraná-Fase Final A (para alunos entre 15 e 17 anos), onde tentará a vaga.

Print Friendly, PDF & Email