fbpx

Dos 60 Paranaenses, 33 estavam no Pódio do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2016

No último final de semana, 60 enxadristas do Paraná, além de vários pais e comissões técnicas dos municípios de São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Cornélio Procópio e Nova Santa Barbará estiveram em Poços de Caldas-MG, participando do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar. As disputas começaram na sexta-feira (2) estendendo-se até o domingo (4).

Na oportunidade foram disputadas as categorias 1ª ao 9 ª Ano do Ensino Fundamental e 1º a 3º ano do Ensino Médio, Feminino e Masculino. O sistema de competição foi o suíço em até seis rodadas ou schüring em turno único com tempo de reflexão de 65 min. k.o. A arbitragem ficou a cargo do AF Wagner Terenzi de Rezende e com a direção do AN Júlio Lapertosa.


Resultados Feminino
Resultados Masculino


Confira aqui a relação dos enxadristas paranaenses e suas respectivas colocações na competição. Resumo repassado pelo AR Evandro Gonçalves.
Entre as melhores colocações, podemos destacar:
1.º Fundamental Feminino
Vice-campeã – Ana Cavalcanti Wonsovicz de Moraes (Col N. Sra. do Rosário – Curitiba)
3.º lugar – Bianca de Oliveira (Escola São Jorge – CCXPG – Ponta Grossa)
2.º Fundamental Feminino
3.º lugar – Antonella Mello Fassini (Escola São Jorge – CCXPG – Ponta Grossa)
2.º Fundamental Masculino
Campeão – Diego Vieira de Godoy (EM Castro Alves – São José dos Pinhais)
4.º Fundamental Feminino
Campeã – Mitzi Vedan de Ramos (Escola São Jorge – CCXPG – Ponta Grossa)
6.º Fundamental Masculino
Campeão – Ivo Henrique Chiaretto (Escola Tales de Mileto – AXPG Ponta Lagoa – Ponta Grossa)
7.º Fundamental Feminino
Vice-campeã – Fabiana Tonse Maciel (IE Cesar Pietro Martinez – AXPG Ponta Lagoa – Ponta Grossa)
3.º lugar – Jhulia Vitoria Felix (Colégio Estadual Elzira Correia de Sá – CCXPG – Ponta Grossa)
2.º Ensino Médio
Campeã – Joana Lisboa da Cunha (CE Costa Viana – São José dos Pinhais)

 

 

Foram 33 pódios
4 primeiros, 2 vices, 5 terceiros, 3 quartos, 5 quintos, 5 sextos, 2 sétimos, 2 oitavos, 1 nono e 4 décimos. Foram ao todo 22 medalhas, 11 troféus.

Site oficial do evento.

 

Campeões Brasileiros

Diego Vieira de Godoy, 7 anos, morador do bairro Jardim Independência e aluno da Escola Municipal Castro Alves, foi o melhor jogador do país na categoria para alunos do 2º ano do ensino fundamental. Diego venceu cinco das seis partidas disputadas. Sua conquista é fruto, além do esforço próprio, do trabalho dos professores Vinicius Santos e Isabela Rodrigues que, através do Programa Mais Educação, fazem um trabalho exemplar na E.M. Castro Alves.

Campeã do 4o Ano – Mitzi Vedan de Ramos (Escola São Jorge – CCXPG – Ponta Grossa)

Campeão do 6o Ano – Ivo Henrique Chiaretto (Escola Tales de Mileto – AXPG Ponta Lagoa – Ponta Grossa)

Joana Lisboa da Cunha, 16 anos, moradora do bairro Colônia Rio Grande e aluna do Colégio Estadual Costa Viana. Tornou-se campeã brasileira escolar na categoria 2º ano do ensino médio feminino. Joana treina diariamente no Clube de Xadrez de São José dos Pinhais e é beneficiária do Passe Atleta e seu pai, Alexandre Cunha, é um aficionado pelo xadrez, tanto que os irmãos da campeã (Thiago e Pedro) também colecionam conquistas dentro do esporte.

O evento contou com a participação de 505 enxadristas dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minhas Gerais, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

 

Print Friendly, PDF & Email