Desafio Xeque-Mate de Xadrez Escolar

Prefeitura de Curitiba amplia atividades com o xadrez

582 alunos participaram da 1ª etapa do Desafio Xeque-Mate de Xadrez – 1º Circuito Esportivo Educacional, realizado no Ginásio Tarumã neste último sábado (30/04).

O evento inicia uma parceria entre a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) e a prefeitura de Curitiba, através das Secretarias da Educação e do Esporte e Lazer, com o objetivo de colocar o xadrez em evidência na capital do estado.

“A parceria marca uma nova era pro xadrez de Curitiba. Gostaria de agradecer o Secretário de Esporte e Lazer, Marcello Richa, e a Secretária de Educação, Liliane Sabbag, e a cada uma das pessoas que contribuiu para a realização deste grandioso evento”, afirma o presidente da FEXPAR, Paulo Virgilio Rios Rodriguez.

O professor de xadrez do Colégio Estadual do Paraná, Cláudio Nielsen, destaca aspectos positivos do circuito. “O circuito retornou com força total. É um evento muito bom, com muitas crianças participando, envolvendo toda a comunidade”.

Já a aluna do Colégio Estadual Pio Lanteri, Silvia Ebert Barbosa (16 anos), destaca a oportunidade para jogar xadrez. “Fazia tempo que não jogava, estava parada, mas graças ao Desafio Xeque-Mate, voltei a praticar este esporte que gosto tanto”.

O torneio foi disputado em 6 rodadas, dividindo os alunos em categorias de acordo com a série que estudam. Na somatória geral de todas as categorias, entre as 74 instituições representadas (escolas públicas e privadas, universidades, clubes e representantes de cidades), destaca-se o Centro de Educação Infantil Ano 300, que ficou com a primeira colocação. Completaram o pódio o Colégio Marista Santa Maria e o Colégio Estadual Nilo Brandão.

A próxima etapa do Desafio Xeque-Mate será realizada no dia 28/05, com local ainda por definir. Mais informações no site da FEXPAR, www.fexpar.com.br.

Resultado Completo em breve. 

Por William Ferreira da Cruz

(41) 88543955

williamcruz@fexpar.com.br

Print Friendly, PDF & Email