A Federação de Xadrez do Paraná – FEXPAR – vem por este comunicar aos clubes filiados/municípios que irão participar dos Jogos Oficiais do Estado do Paraná (36º Jogos da Juventude do Paraná – JOJUPS e 66º Jogos Abertos do Paraná – JAPS) que está instituindo o Vínculo Federativo para o ano de 2024.
O vínculo federativo será gerenciado através do Sistema XadrezSuíço, em página especial, acessível através do link https://xadrezsuico.fexpar.com.br/especiais/fexpar/vinculos/2024.
Os clubes filiados no plano Ouro com as suas obrigações em dia para 2024 junto à FEXPAR estarão aptos para vínculo federativo.
Os vínculos podem acontecer de forma automática ou então de forma manual, conforme abaixo:
1 – Vínculo Automático:
Este vínculo, que se denomina “automático”, visto que não precisa de interação humana para que ele seja efetuado, sendo apenas através de validações de sistema. Caso haja a necessidade de se corrigir alguma informação ou então necessidade de confirmação de vínculo externo ao XadrezSuíço, então deve-se utilizar do Vínculo Manual.
Para vínculo automático, o enxadrista deve:
- Para nascidos no Brasil, possuir CPF e RG em seu cadastro de Enxadrista e para nascidos em outra nacionalidade, possuir ao menos o Passaporte ou Identidade;
- Possuir como cidade, uma cidade do estado do Paraná;
- Possuir no clube, um clube filiado apto para vínculo federativo;
- Ter jogado (confirmado e pontuado oficialmente) ao menos um evento gerenciado por completo pelo sistema XadrezSuíço pelo Clube Filiado em questão:
- São eventos que são gerenciados de forma completa pelo sistema XadrezSuíço:
- Circuito Sesc Paraná de Xadrez 2024;
- Circuito Online FEXPAR 2024;
- Circuito São Joseense de Blitz 2024;
- FEPAC/FEPAJ 2024;
- Dentre outros que são realizados pelo XadrezSuíço com Anuência da FEXPAR.
- São eventos que são gerenciados de forma completa pelo sistema XadrezSuíço:
Para ser possível o vínculo, o enxadrista deve possuir as informações em seu cadastro de forma correta, onde deve ter se atentado aos dados informados no cadastro quando efetuou a inscrição no evento em questão.
Para uso deste vínculo não há custo, salvo em caso de transferência de um clube para outro.
O vínculo automático pode demorar até dois dias para que seja possível ser identificado, devido às validações que ele efetua.
2 – Vínculo Manual:
Para vínculo manual, os requisitos são os mesmos do vínculo automático, porém, com as seguintes diferenças:
- O vínculo manual permite que um evento que não é gerenciado pelo XadrezSuíço seja utilizado para vínculo, desde que este evento seja válido para a Federação de Xadrez do Paraná;
- Além disso, também serve para efetuar o vínculo por outro clube, diferente do que consta em seu cadastro de Enxadrista no sistema XadrezSuíço;
- No caso de transferência de um clube para outro para fins de participação nos Jogos Oficiais haverá uma taxa de transferência.
- Caso o enxadrista não possua RG ou CPF, será possível efetuar o vínculo federativo de forma manual, desde que possua ao menos um destes documentos e seja comprovado de fato que o(a) mesmo(a) não possua o outro documento.
Para isso, é necessário que o enxadrista efetue uma solicitação formal através de preenchimento de formulário do Google Forms: https://forms.gle/ZHQia2awvoPAz5dx5.
Sobre os prazos e usos dos vínculos:
Serão abertos dois prazos para os vínculos federativos para o ano de 2024:
- JOJUPS: Até 14 de outubro de 2024;
- JAPS: De 23 de outubro a 19 de novembro de 2024.
Vale constar que, este vínculo federativo não inibe a necessidade de atendimento das outras regras necessárias para uso do Vínculo Federativo por parte dos regulamentos específicos dos Jogos Oficiais do Estado, estes disponíveis em seus respectivos sites.
No caso de transferência de atleta de um clube para outro haverá uma taxa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) a ser paga para a FEXPAR no PIX: pix@fexpar.com.br e o comprovante deve ser enviado para clubes@fexpar.com.br indicando no assunto do e-mail “transferência de atleta”.