Versão em Português | Versión en Español | English version |
Contato: chessresearch@fexpar.com.br Grupo Whatsapp : https://chat.whatsapp.com/Kj52lCggwCVC9pyB2iR7Xh
Para ver o cronograma das apresentações, clique aqui!
RELAÇÃO DE RESUMOS APROVADOS
AUTOR | PAÍS | TIPO DE APRESENTAÇÃO | TÍTULO |
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | XADREZ ESCOLAR E NEUROCIÊNCIAS |
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | XADREZ ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO |
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | MÉTODO HOLANDACHESS, DE TREINAMENTO ESCOLAR |
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | XADREZ É ESPORTE? |
CLAUDIONOR NUNES CAVALHEIRO | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | PROJETO DE ENSINO: “UM XEQUE MATE NA PANDEMIA” |
CRISTIANA FIUSA CARNEIRO | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS COM O JOGO DE XADREZ |
DOUGLAS LEVI RODRIGUES | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | O XADREZ COMO COMPONENTE CURRICULAR DA BASE DIVERSIFICADA NA E. E. GOV. JOSÉ FRAGELLI (ESCOLA PLENA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
EDUARDO JOSÉ MENEGOTTO | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | XADREZ: EDUCANDO SABERES |
ERALDO TRINDADE VIEIRA JUNIOR | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | ATIVIDADES ENXADRÍSTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
FATIMA LUCIA BISPO SANTOS | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | HERÓIS DO TABULEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO |
GERALDA DE FATIMA NERI SANTANA | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | XADREZ PARA TODOS |
IANDRA PAVANATI | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | A ASCENSÃO DO XADREZ ONLINE DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: REINVENTANDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
JAYLSON JAVIER SILVA DE ARAUJO | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | XADREZ COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO: ATIVIDADE ENXADRÍSTICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ITABOCA |
JAYLSON JAVIER SILVA DE ARAUJO | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | O ENSINO DA PRÁTICA ESPORTIVA DO XADREZ NA PERIFERIA DO MUNICÍPIO CASTANHAL-PA: COMPANHEIRISMO, DESAFIO E SUPERAÇÃO |
JOAN MANUEL GATICA NAVARRETE | CHILE | RELATO DE EXPERIÊNCIA | PROYECTOS DE AJEDREZ EDUCATIVO, EN MODALIDAD CURRICULAR, EN DOS ESCUELAS DE CHILE |
LEO DE ANDRADE | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | INTERVENÇÕES COM O JOGO DE XADREZ PARA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE DEPENDENTES QUÍMICOS – RELATO DE CASOS |
LILIAN MARI MARCONDES CESAR TOGNOLI | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | XADREZ, UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA EM FAMÍLIA. |
LILIAN MARIA RIBEIRO DE CARVALHO | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | O XADREZ E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR : UMA RELAÇÃO CORPORAL. |
MARÇAL JÁCOMO MONTANARIN LOMBARDI | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | XADREZ COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EM COLÉGIO PÚBLICO DE PARANAGUÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
ONEIDE DE SOUZA FIGUEIREDO | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ PARA DEFICIENTES VISUAIS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS |
PAULO GIOVANNI DE ALMEIDA NICOLINI | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | “EXPERIÊNCIA COM ENSINO PARTICULAR DE XADREZ PARA ADOLESCENTE COM TEA” |
VINICIUS SILVA RODRIGUES DOS SANTOS | BRASIL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL |
VÍTOR MANUEL BARROSO CARDOSO | PORTUGAL | RELATO DE EXPERIÊNCIA | A IMPLEMENTAÇÃO DO XADREZ NAS ESCOLAS DE FELGUEIRAS (2017 – 2020) |
ADRIANA SOELY ANDRÉ DE SOUZA MELO | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | O XADREZ NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O XADREZ PEDAGÓGICO |
ADRIANA SOELY ANDRÉ DE SOUZA MELO | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | O XADREZ E O PROCESSO DE ESCRITA EM SALA DE AULA |
ANTÓNIO RAMOS SILVA | PORTUGAL | COMUNICAÇÃO ORAL | MODELING HUMAN DECISION MAKING IN CHESS USING THE SEF STACKED SYSTEMS ARCHITECTURE. |
AUGUSTO CLAUDIO SANTA BRIGIDA TIRADO | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | ANÁLISE FUNCIONAL DO WEBSITE LICHESS E A VIABILIDADE PARA O ENSINO HÍBRIDO |
AUGUSTO CLAUDIO SANTA BRIGIDA TIRADO | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE XADREZ E EDUCAÇÃO: UTILIZAÇÃO DO METHODI ORDINATIO |
CLEITON MARINO SANTANA | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | BENEFÍCIOS DO XADREZ PARA CRIANÇAS |
CLEITON MARINO SANTANA | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU REALIZADAS NO BRASIL QUE UTILIZARAM O JOGO DE XADREZ |
DULCINEIA BETTI FILIPPINI | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | O OLHAR PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS DE XADREZ NA REDE MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO |
EBENEZER JOSEPH | ÍNDIA | COMUNICAÇÃO ORAL | MALLEABILITY OF INTELLIGENCE THROUGH CHESS TRAINING — A TWO YEAR EMPIRICAL STUDY |
EBENEZER JOSEPH | ÍNDIA | COMUNICAÇÃO ORAL | THINKING OUT OF THE BOX, ENHANCING CREATIVITY AND DIVERGENT THINKING THROUGH CHESS TRAINING |
EMERSO NUNES BRASILINO | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | O XADREZ HUMANO: UMA ABORDAGEM TECNOLÓGICA SOCIAL E SOCIODRAMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR. |
JUAN BLANCO | VENEZUELA | COMUNICAÇÃO ORAL | EL AJEDREZ DESARROLA EL PONTENCIAL COGNITIVO EN INFANTES |
KARISTON PEREIRA | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | O RACIOCÍNIO ABDUTIVO NO JOGO DE XADREZ: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CRIATIVIDADE E CONHECIMENTO |
KÜCHELMANN, THOMAS | ALEMANHA | COMUNICAÇÃO ORAL | MULTIMODAL OBSERVATION OF CHESS PLAYERS – HOW TO PERFORM EXPERIMENTS AND TO EVALUATE DATA |
MARCELIANO DA CONCEIÇÃO CORREIA VICTOR “MBECO “ | ANGOLA | COMUNICAÇÃO ORAL | ESCOLA MACOVI SPORT CLUB: UMA ENTIDADE SOCIAL VOLTADA À MASSIFICAÇÃO DO XADREZ EM LUANDA – ANGOLA. |
MÍRIAM CRISTINA ZAIDAN MOTA | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA DO XADREZ EM AMBIENTE OCUPACIONAL |
PAULO DE BARROS VIEIRA JÚNIOR | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | PERSPECTIVA DE UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO DO XADREZ: UMA ANÁLISE SOBRE A PROPOSTA DO LIVRO “CHESS SCHOOL” |
PAULO GIOVANNI DE ALMEIDA NICOLINI | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | “POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE AULAS DE XADREZ A PARTIR DO LIVRO ‘AJEDREZ INTEGRAL’ (CUBA)” |
PAULO GIOVANNI DE ALMEIDA NICOLINI | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | “A INSERÇÃO DO JOGO DE XADREZ EM ESCOLAS E SEU ASPECTO ÉTICO-POLÍTICO” |
PAULO VIRGILIO RIOS RODRIGUEZ | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | TEORIA ATOR REDE NO PROJETO DE XADREZ DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS |
PAULO VIRGILIO RIOS RODRIGUEZ | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | O JOGO DE XADREZ COMO ESPORTE E LAZER |
RONALDO ANDRÉ LOPES | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | O ENSINO DE XADREZ EM UMA ESCOLA PÚBLICA: O JOGO DE TABULEIRO COMO UMA POSSIBILIDADE ESPORTIVA E RECREATIVA |
VINICIUS SILVA RODRIGUES DOS SANTOS | BRASIL | COMUNICAÇÃO ORAL | FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE XADREZ: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – PR |
FRANCISCO JAVIER JAIMES FRANCO | COLÔMBIA | COMUNICAÇÃO ORAL | APRENDA A DESARROLLAR Y FORTALECER LAS HABILIDADES MENTALES Y SOCIALES DE UNA MANERA DIVERTIDA MENTE JUGANDO AJEDREZ |
WILLIAM BART | EUA | COMUNICAÇÃO ORAL | INSIGHTS ON TEACHING CHESS TO UNDERGRADUATE UNIVERSITY STUDENTS |
WILLIAM BART | EUA | COMUNICAÇÃO ORAL | INSIGHTS ON TEACHING CHESS TO ELDERLY CITIZENS |
O II Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez, organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Paranaguá tem o propósito de oferecer um espaço para a divulgação de pesquisas científicas sobre o jogo de xadrez.
Objetivos
O II Encontro Nacional de Pesquisadores em Xadrez tem por objetivos:
1. Identificar e divulgar as atividades relacionadas à extensão, ao ensino, à pesquisa e à inovação no uso de xadrez como instrumento educacional, pedagógico ou terapêutico;
2. Valorizar os esforços e fomentar iniciativas de todos os envolvidos com pesquisas em xadrez;
3. Estimular a troca de experiências entre pesquisadores de xadrez no Brasil e no mundo;
4. Constituir um espaço de reflexão, avaliação, integração e de elaboração de novas propostas de pesquisa, extensão e inovação com o uso do xadrez.
Inscrições
Valores para inscrição no II Encontro
Lote Valor
Lote 1 – Até 25/9 – Gratuita
Lote 2 – Até 30/9 – R$ 25,00
Lote 3 – Até 02/10 – R$ 50,00
Realização
O II Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez será realizado nos dias 23, 24, 25 e 26 de novembro de 2020, em vídeo conferência online pela Internet.
Programação
Dia 23 de novembro de 2020 (segunda-feira)
Horário * | Atividade | Conferencista | Link |
19h00 – 20h00
10h00-11h00 |
Conferência – Research into the use of psychomotricity for teaching very young children (4-7) chess combined with basic STEM skills. From Italy to Erasmus+ CASTLE and FIDE Early Years Skills | Kevin O’Connell | https://www.youtube.com/watch?v=sOt-04Adc8A&feature=youtu.be |
20h00 – 21h00 | Conferência – Projetos para o desenvolvimento do xadrez no Paraná e no Brasil | Jaime Sunye |
|
Dia 24 de novembro de 2020 (terça-feira)
Horário * | Atividade | Conferencista | Link |
(Live às 14h00) |
Conferência Magna – Chess Research Trends | Fernand Gobet |
|
20h00 – 21h00 | Conferência – Investigaciones sobre ajedrez social y terapéutico | Carlos Maury Escalante | https://www.youtube.com/watch?v=3hBlPMBuroo&feature=youtu.be |
21h00 – 22h00 | Conferência – Chess Scientific Researches in Armenia | Smbat Lputian
Vahan Sargsyan |
https://drive.google.com/file/d/1nqsZGxztCck9mWSTHWqJ_iyopRQrQzzj/view?fbclid=IwAR0cSyiNFVMLdBhBzcKeKOkAu6mYcehVe1wh3SApS4M4ZILlcPymHnBr1Yc
https://www.youtube.com/watch?v=AWZ8eJOnkS4&feature=youtu.be |
* Horário de Brasília
Dia 25 de novembro de 2020 (quarta-feira)
Horário * | Atividade | Conferencista | Link |
19h00 – 20h00 | Conferência – Habilidades intelectuales y desarrollo de la competencia experta en jóvenes ajedrecistas | Uvencio Blanco Hernández | https://www.dropbox.com/s/pyo0l0vslkpuzh5/Uvencio.mp4?dl=0 |
20h00 – 21h00 | Conferência – Ajedrez escolar en tiempos de pandemia | Claudia Amura | https://www.dropbox.com/s/5fh9pu1d14d00e3/ClaudiaAmura.mp4?dl=0 |
21h00 – 23h30 | Comunicação oral: apresentação de pesquisas de xadrez e relatos de experiência | Pesquisadores conferencistas | Sala 1:
https://us02web.zoom.us/j/87687474869?pwd=Z0V1SzZydW5aK0Q1amFiQ1YxREtDZz09 Sala 2: https://www.dropbox.com/s/kugpm3si0fkvgb1/sala2_dia25.mp4?dl=0 Sala 3:
Sala 4: https://us02web.zoom.us/j/83172867951?pwd=Z3ZIT0Y4TE4xMWJMTU4rUzJYU09wUT09 |
* Horário de Brasília
Dia 26 de novembro de 2020 (quinta-feira)
Horário * | Atividade | Conferencista | Link |
19h00 – 20h00 | Conferência – Oportunidades de Financiamento Para Projetos Sociais de Xadrez | Claudio Sato | https://youtu.be/FxCwAQFpCDw |
20h00 – 21h10 | Comunicação oral: apresentação de pesquisas de xadrez e relatos de experiência | Pesquisadores conferencistas | Sala 1:
https://us02web.zoom.us/j/82824907482?pwd=NU5PdTdLLzRxMHlObFFKaEtJd284QT09 Sala 2: https://us02web.zoom.us/j/87657536004?pwd=ZWt6SCtUNW9oZlNJa1ZqUE9ldyt4Zz09 Sala 3: https://us02web.zoom.us/j/88385509920?pwd=MHM0bGgrS2xTY2ZOTGpTR0hyWUVvUT09 Sala 4: https://us02web.zoom.us/j/82776964480?pwd=QVVFSUJyZjJ4T0pBbXU4Q2hWUXgyUT09
|
21h30 – 22h30 | Mesa redonda e encerramento | Wilson Silva (Moderador) |
https://us02web.zoom.us/j/86800143830?pwd=Q0Q0Qm11S0lLblZlT3RUMm5JcTlLUT09 |
* Horário de Brasília
Cronograma
- As etapas de submissão de trabalhos ao evento seguirão o seguinte cronograma:
Atividade | Período |
Inscrições para participação e submissão de resumos | 01/09 – 02/10/2020 |
Avaliação dos resumos | 03/10 – 22/10/2020 |
Divulgação dos resumos aceitos | 23/10/2020 |
II encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez | 24, 25 e 26/11/2020 |
Prazo limite para submissão dos trabalhos completos no sistema das revistas | 24/12/2020 |
Conferencistas
Fernand Gobet é Mestre Internacional de xadrez, cientista cognitivo e psicólogo cognitivo, atualmente professor de psicologia cognitiva na London School of Economics. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo da cognição, especialmente nas áreas das arquiteturas cognitivas, percepção, intuição, resolução de problemas, aprendizagem e tomada de decisão. Ele desenvolveu a arquitetura cognitiva CHREST, um acrônimo para Chunk Hierarchy and REtrieval STructures, que é uma arquitetura completa para os processos de aprendizagem e percepção usados por humanos. Foi co-editor da Swiss Chess Review de 1981 a 1989. | |
|
Smbat Lputian é Grande Mestre de xadrez. Vencedor quatro vezes do campeonato armênio (1978, 1980, 1998 e 2001). Medalha de ouro por equipe na Olimpíada de Xadrez de 2006. Presidente do Instituto de Pesquisa Científica de Xadrez da Armênia e também presidente da Comissão de Xadrez na Educação da FIDE. |
Vahan Sargsyan é Doutor em psicologia e chefe de projetos de pesquisa do Instituto de Pesquisas Científicas de Xadrez da Armênia. | |
Carlos Maury Escalante é professor da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas UPC, produz, dirige e dirige o programa A Vida é uma Partida de Xadrez. Professor e palestrante de 10 países em passline.com. Representante da Fundação Kasparov no Peru, Presidente da Comissão de Xadrez da Associação Peruana de Esportes Escolares, representantes da Federação Internacional de Esportes Escolares. Embaixador da instituição europeia Club Magic Extremadura. Representante da Escola Russa de Xadrez CONVEKTA. | |
Uvencio Blanco Hernández é Doutor em Doutor em “Ciencias de la Cultura Física” na Universidad de Ciencias de la Cultura Física y Deportes “Manuel Fajardo” (La Habana, 2010). Professor de Biologia e Ciência Geral no Instituto Pedagógico de Caracas (Caracas, 1981). Organizador FIDE (Estambul, 2000). Árbitro Internacional FIDE (Elista, 1998). Docente de xadrez em Edarays, (México, 1991). Profesor de xadrez ECU (Batumi, 2018)
|
|
Claudio Sato é Coordenador-Geral de Análise de Alcance do Objeto, Secretaria Especial dos Esportes em Brasília-DF (Ministério da Cidadania). Organizador e dirigente nacional da modalidade xadrez e esportes intelectuais.
|
|
Claudia Amura Chefe do Programa de Xadrez da Universidade de La Punta, foi a primeira mulher Grande-Mestre Ibero-americana, assumindo o 12º lugar no ranking feminino da FIDE. Ganhou cinco vezes o Campeonato Argentino Feminino (1985, 1987, 1988, 1989 e 2014). Amura jogou na Olimpíada oito vezes (1988, 1990, 1992, 1994, 1998, 2008, 2010 e 2014). Em Novi Sad 1990 ela ganhou a medalha de prata no primeiro tabuleiro. Ganhou o campeonato pan-americano em 1997 e cinco campeonatos sul-americanos. |
|
Kevin O’Connell é Presidente Honorário do Comitê de Xadrez na Educação da FIDE. Mestre FIDE de xadrez, é o autor de 28 livros sobre xadrez, centenas de artigos de revistas e algumas milhares de colunas de jornais, principalmente sobre xadrez, mas também sobre computação e psicologia do esporte. | |
Jaime Sunye Neto é engenheiro civil e Grande Mestre de xadrez. Iniciou o conhecimento do jogo influenciado pelo avô espanhol. Foi bicampeão brasileiro juvenil e campeão juvenil pan-americano em Buenos Aires, 1975. Venceu sete vezes o Campeonato Brasileiro. |
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Valério Brusamolin (IFPR)
Prof. Msc Cleiton Marino Santana
Prof. Emerson Nunes Brasilino (IFPR)
Prof. Paulo Virgilio Rios Rodriguez (IFPR)
Comissão Científica
Prof Dr. Emerson Joucoski (UFPR)
Prof Dra Iandra Pavanati (INESA) Instituto de Ensino Superior Santo Antônio
Prof Dr. Kariston Pereira (UDESC)
Prof Dr. Ricardo João Sonoda (UFPR)
Prof Dr. Sidney Silva (IFPR)
Prof. Dr. Valério Brusamolin (IFPR)
Prof Dr. Wilson da Silva (UNINTER)
Coordenação de Comunicação
Lizi Vicenzi (UFSC)