Durante uma semana, Foz do Iguaçu será a capital nacional do xadrez. O Festival de Xadrez Itaipu 2018 acontece na Terra das Cataratas, entre os dias 13 a 20 de maio. O evento engloba o Aberto do Brasil das Três Fronteiras, com R$ 30 mil em prêmios; o Desafio Mercosul, com equipes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; o Circuito SESC, além de clínicas e simultâneas.
A realização é da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), com o patrocínio da Itaipu Binacional e o apoio do SESC. “Essas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento do xadrez em nosso estado. Espero que as relações entre a FEXPAR com a Itaipu e com SESC sejam douradoras”, afirma o presidente da FEXPAR, Paulo Virgílio Rios Rodriguez.
O evento conta com patrocínio da Itaipu binacional e apoio da prefeitura de Foz do Iguaçu através da Secretaria de Turismo e de Esporte e Lazer, da Associação da Vila Militar e Serviço Social do Comércio – SESC
Estrelas sul-americanas
GM Jaime Sunye Neto é uma das estrelas do evento
O Festival de Xadrez Itaipu 2018 reúne grandes nomes do xadrez sul-americano. Destaque para o lendário Grande Mestre (GM) paranaense, Jaime Sunye Neto. O melhor enxadrista brasileiro da atualidade, GM Rafael Leitão, também é presença confirmada.
Entre os estrangeiros, os destaques vão para: o melhor enxadrista da Argentina, GM Sandro Mareco; o melhor enxadrista do Uruguai, GM Andrés Rodriguez e o segundo do ranking do Paraguai, GM Neuris Delgado Ramirez. No total, o evento conta com a participação de 34 jogadores titulados.
Programação
O evento iniciará no domingo (13) com a primeira etapa do Circuito SESC. Já na segunda-feira (14), o Mestre Internacional Diego Di Berardino realizará uma Clínica para aprimorar os conhecimentos dos enxadristas da região. Já terça-feira (15), mestres brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios se enfrentam no Desafio Mercosul. E, por fim, de quarta (16) a domingo (20), será realizado o Aberto das Três Fronteiras, no Hotel da AVM.