Festival de Rápido e Blitz é Realizado em Curitiba

A Federação de Xadrez do Paraná realizou o Festival de Xadrez Rápido e Blitz nos dias 19 e 20 de janeiro, em Curitiba. O torneio contou com a participação de 157 jogadores no rápido e 170 no relâmpago, com destaque para a presença de oito Grandes Mestres. A competição contou com uma premiação total de R$15 mil e o imprescindível patrocínio da Copel Telecom e apoio do Sistema Fecomércio SESC.

MI Diego Di Berardino Vence o Rápido

No torneio de rápido, disputado em um ritmo de quinze minutos com acréscimo de cinco segundos por lance, seis enxadristas compartilharam a primeira colocação com seis pontos em sete rodadas. Por ter o melhor critério de desempate, o MI Diego Di Berardino ficou com o título. O GM argentino Alejandro Hoffman foi o vice-campeão e o GM Krikor Mekhitarian completou o pódio. O GM Alexandr Fier foi o outro enxadrista a finalizar com a mesma pontuação.

Para o campeão, não perder partidas mesmo em situações inferiores foi fundamental para o título. “Na terceira rodada eu escapei de uma posição perdida contra o Rafael Cabral e depois empatei uma partida dramática contra o GM Neuris Delgado. Essas duas partidas foram chaves porque fiz 1,5 em posições difíceis e consegui me manter na parte de cima”, analisa Di Berardino, enxadrista que já possui duas normas de Grande Mestre. No Facebook, Diego fez questão de parabenizar o trabalho da FEXPAR “Gostaria de parabenizar a execelente organização da Federação, rotina nos últimos anos”.

GM Alexandr Fier Fatura o Blitz

No blitz, disputado em 11 rodadas em um ritmo de 3+2, o GM Alexandr Fier ficou o título ao somar 9,5 pontos. O MI Diego Di Berardino mais uma vez teve um excelente desempenho e também terminou com 9,5, sendo vice-campeão. A terceira colocação ficou com o surpreendente Fernando Viana (2325). Viana é um forte enxadrista que esteve afastado dos tabuleiros e foi o único a terminar com nove pontos.

Questionado sobre suas habilidades no blitz, o GM Fier afirmou que não se considera um especialista no ritmo. “Depende muito do dia, é muito instável. Nesse torneio mesmo, nas quatro primeiras rodadas eu tava pendurando toda partida, mas depois deu pra focar. Claro, estou feliz por ter ganhado, 9,5 em 11 contra um pessoal desse é sempre bom”, afirmou o campeão.

Campeões por Equipes

Os municípios de São José dos Pinhais e Piraí do Sul foram destaques com suas equipes contra enxadristas de todo o estado. São José dos Pinhais levou o primeiro lugar por equipes no Torneio Rápido seguido por Curitiba e Ponta Grossa, e Piraí do Sul levou o título no Torneio Relâmpago seguido de São José dos Pinhais e Curitiba.

Transmissão pelo Youtube

As partidas tiveram transmissão ao vivo pelo Youtube, com comentários de Artur Fernando Monteiro (Meguinho). De acordo com o presidente da Federação de Xadrez do Paraná, Paulo Virgilio Rios Rodriguez, “é fundamental tornar o xadrez mais atrativo para o público leigo e os torneios em ritmos velozes cumprem esse quesito com maior facilidade, o que justifica o investimento nas transmissões. Com o apoio da Copel Telecom e do SESC esperamos aprimorar cada vez mais os eventos no estado”.

Confira as fotos do evento:

Chess-results:

Transmissões com comentários de Artur Fernando Monteiro (Meguinho):

Print Friendly, PDF & Email