Copa Mercosul de Xadrez em Foz do Iguaçu

Disputas acirradas entre os enxadristas sul-americanos

No terceiro dia do Festival de Xadrez Itaipu 2018, em Foz do Iguaçu, equipes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai se enfrentaram na Copa Mercosul de Xadrez. O torneio foi realizado na praça de alimentação do Shopping JL Cataratas, com um ritmo de 25 minutos para cada jogador e incremento de cinco segundos por lance.

Após três rodadas, a seleção do Paraguai conquistou o título com três vitórias por 2.5 x 1.5, totalizando 7.5 pontos em 12 possíveis. O Brasil terminou em segundo com 7 pontos, seguido pelo Uruguai com 5.5 e pela Argentina com 4.0.

O Grande Mestre paraguaio, José Cubas, comentou o título: “Estou muito feliz pelo triunfo da nossa equipe, justamente em um dia especial, no dia das mães e no dia da pátria no Paraguai. A gente, francamente, não esperava esse título, mas felizmente ele aconteceu. Agora é descansar para o torneio aberto”, avalia Cubas.

Equipe paraguaia comemorou o título

A seleção paraguaia foi composta pelo GM Neuris Delgado, GM José Cubas, MI Ricardo Kropff e Ramon Gamarra. Já foi Brasil foi representado pelo GM Evandro Barbosa, GM Jaime Sunye, MI Diego Di Berardino e MF William Cruz. Pelo Uruguai estavam presentes os seguintes jogadores: GM Andrés Rodriguez, MI Claudio Coppola, MF Manuel Larrea e Alvaro Guerrero. E a Argentina foi representada pelo GM Sandro Mareco, MI Leandro Perdomo, MI Guillermo Malbran e Pablo Acosta.

O Festival de Xadrez Itaipu 2018 continua até o próximo domingo (20), com o Aberto das Três Fronteiras, no Hotel da AVM.  A realização é da Federação de Xadrez do Paraná, com o apoio do SESC, Itaipu Binacional, Fecomércio, Associação da Vila Militar, Shopping JL Cataratas e da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Mais detalhes da Copa Mercosul de Xadrez

Print Friendly, PDF & Email