fbpx

Tudo Sobre o Circuito SESC – Etapa de São José dos Pinhais

O Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc-PR) realiza torneios de xadrez em todas as unidades do estado. Esses torneios são integrados e fazem parte do Circuito Sesc, disputado em 24 etapas durante o ano. A etapa de São José dos Pinhais, realizada no último dia 20 de setembro, contou com a participação de 270 enxadristas. Trata-se da maior etapa do Circuito Sesc em 2019.

“Temos uma meta de 200 participantes por etapa, o que dá um total de quase cinco mil inscrições nas 24 etapas do evento. O Circuito Sesc foi criado em 2018, porém, o xadrez é uma atividade clássica e institucional nas unidades do Sesc há muitos anos”, afirma o analista da gerência de esporte e lazer do Sesc Paraná, Maurício Assumpção Stoffel.

Porque o Sesc-PR Acredita no Xadrez

De acordo com o presidente da Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar), Paulo Virgilio Rios Rodriguez, “atualmente, o Sesc é o maior parceiro da federação e o xadrez paranaense agradece aos Srs. Jaime Sunye Neto, Ernani Buchmann e a toda equipe do Sesc pelo apoio.” Além do Circuito, o Sesc contribui para a realização do Desafio Xeque-Mate, em Curitiba, do Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais e do Aberto Internacional Sesc Caiobá, realizado em Matinhos.

Segundo Stoffel, o Sesc entende o xadrez como um esporte diferenciado e importante desde a infância. “O xadrez traz ensinamentos como a visão de médio e longo prazo, entre outras questões cognitivas que, talvez, os esportes mais tradicionais não consigam trazer. Por essa razão, o xadrez está consolidado no Sesc. Vale ressaltar que o presidente do Fecomércio e vice-governador do Paraná, Darci Piana, é um entusiasta do xadrez. Além do diretor de jornalismo, Ernani Buchmann, que também é enxadrista”.

Xadrez traz ensinamentos que os esportes mais tradicionais não conseguem trazer.

Circuito Sesc 2020 Confirmado

“O Circuito Sesc está confirmado para o ano que vem. A princípio, nos mesmos moldes de 2019. Estamos abertos para críticas e sugestões afim de fazer um circuito ainda melhor no próximo ano”, finalizou Maurício Assumpção Stoffel.

Sesc e Fexpar, parceria que funciona. Na foto, Maurício Stoffel (Sesc)  e Paulo Rios (Fexpar).

Resultados da Etapa de São José dos Pinhais.

Fotos: Rene Miguel

Texto: William Ferreira da Cruz.

 

Print Friendly, PDF & Email