fbpx

2º Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez


 

Pesquisadores vão discutir sobre o jogo de xadrez como objeto de estudo acadêmico

 

Após o sucesso da primeira edição, o Instituo Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá promove o 2º Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez com o objetivo de oferecer espaço para a divulgação e discussão de pesquisas científicas sobre o jogo de xadrez.

 

O Encontro será realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro em videoconferência pela internet. O Centro de Excelência de Xadrez e Federação de Xadrez do Paraná também realizam o evento que contará com palestras de pesquisadores de renome nacional e internacional.

 

Os objetivos do Encontro contemplam identificar e divulgar as atividades relacionadas à extensão, ao ensino, à pesquisa e à inovação no uso de xadrez como instrumento educacional, pedagógico ou terapêutico.

 

Também é objetivo do evento valorizar os esforços e fomentar iniciativas de todos os envolvidos com pesquisas em xadrez e estimular a troca de experiências entre pesquisadores de xadrez no Brasil e no mundo.

 

As pesquisas buscarão ainda constituir um espaço de reflexão, avaliação, integração e de elaboração de novas propostas de pesquisa, extensão e inovação com o uso do xadrez. As modalidades de apresentação serão de Comunicação Oral, Pôster ou Relatório de Experiência.

 

A comissão organizadora do evento conta com os Professores Doutor Valério Brusamolin (IFPR), Mestre Cleiton Marino Santana, Mestrando Emerson Nunes Brasilino (IFPR) e Mestrando Paulo Virgilio Rios Rodriguez (IFPR). Os professores convidam a todos os pesquisadores do Brasil e do mundo para integrarem o evento.

 

“Conseguimos promover a segunda edição e contaremos com pesquisadores renomados, referência no estudo do jogo de xadrez como objeto de estudo acadêmico. Pretendemos viabilizar novamente as publicações em revistas científicas e contribuir para o desenvolvimento do xadrez acadêmico. Contamos com a presença de todos os professores, pesquisadores e entusiastas do xadrez novamente neste ano”, convidam os organizadores.

 

 

Para realizar a inscrição é necessário acessar a página oficial: http://fexpar.com.br/ii-encontro-internacional-de-pesquisadores/

 

Folder em Português: https://bit.ly/3lTul2k

Folder em Inglês: https://bit.ly/3jRhBaT

Folder em Espanhol: https://bit.ly/3jLtT4q

 

Primeira edição contou com publicação em revista científica

 

O 1º Encontro Nacional de Pesquisadores em Xadrez foi realizado nos dias 13 e 14 de agosto de 2019 no Hotel Sesc Caiobá, em Matinhos-PR, região Sul do Brasil. O evento foi organizado pela Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) e realizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFSC) – Campus Paranaguá em parceria com Fecomércio e Sesc do Paraná.

O evento contou com palestra internacional da Grande Mestre Feminina (WGM) Claudia Amura, de Uvêncio Blanco Hernández, doutor em Ciências da Cultura Física, Organizador FIDE e Árbitro Internacional e também do professor pós-doutor Wilson da Silva. Gustavo Laranja, doutor e gestor do Colégio Augusto Laranja de São Paulo explanou acerca do xadrez na escola com uma perspectiva de gestão escolar.

Na oportunidade, foram apresentados 20 trabalhos em modalidades distintas que envolveram comunicação oral e relatos de experiências entre pesquisadores do Brasil e do exterior além da exposição de mais quatro pôsteres. Os trabalhos foram publicados nos anais do evento e em revista científica da área, a Revista Mundi – Engenharia, Tecnologia e Gestão. Acesse as publicações em: https://bit.ly/3lTE5cP

Confira cobertura completa da 1ª edição: http://fexpar.com.br/1o-encontro-internacional-de-pesquisadores-em-xadrez-e-realizado-no-brasil/

Para 2020, em decorrência da pandemia, o evento será realizado de forma totalmente online. Confira a programação e como efetivar a inscrição:

Programação completa disponível no site: http://fexpar.com.br/ii-encontro-internacional-de-pesquisadores/

 

Datas importantes:

1º de setembro a 2 de outubro: Inscrições para participação e submissão dos resumos

3 de outubro a 22 de outubro: Avaliação dos Resumos

23 de outubro: Divulgação dos resumos aceitos

24, 25 e 26 de novembro: Realização do encontro por videoconferência

24 de dezembro: Prazo limite para submissão dos artigos completos

 

Palestrantes convidados:

 

Smbat Lputian

É Grande Mestre de xadrez. Vencedor quatro vezes do campeonato armênio (1978, 1980, 1998 e 2001). Medalha de ouro por equipe na Olimpíada de Xadrez de 2006. Presidente do Instituto de Pesquisa Científica de Xadrez da Armênia e também presidente da Comissão de Xadrez na Educação da FIDE.

Fernand Gobet 

É Mestre Internacional de xadrez, cientista cognitivo e psicólogo cognitivo, atualmente professor de psicologia cognitiva na London School of Economics. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo da cognição, especialmente nas áreas das arquiteturas cognitivas, percepção, intuição, resolução de problemas, aprendizagem e tomada de decisão. Ele desenvolveu a arquitetura cognitiva CHREST, um acrônimo para Chunk Hierarchy and REtrieval STructures, que é uma arquitetura completa para os processos de aprendizagem e percepção usados por humanos. Foi co-editor da Swiss Chess Review de 1981 a 1989.

Carlos Maury Escalante

É professor da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas UPC, produz, dirige e dirige o programa A Vida é uma Partida de Xadrez. Professor e palestrante de 10 países em passline.com. Representante da Fundação Kasparov no Peru, Presidente da Comissão de Xadrez da Associação Peruana de Esportes Escolares, representantes da Federação Internacional de Esportes Escolares. Representante da instituição europeia Club Magic Extremadura. Representante da Escola Russa de Xadrez CONVEKTA.

Uvencio Blanco Hernández

É Doutor em Doutor em “Ciencias de la Cultura Física” na Universidad de Ciencias de la Cultura Física y Deportes “Manuel Fajardo” (La Habana, 2010). Professor de Biologia e Ciência Geral no Instituto Pedagógico de Caracas (Caracas, 1981). Organizador FIDE (Estambul, 2000). Árbitro Internacional FIDE (Elista, 1998). Docente de xadrez em Edarays, (México, 1991). Profesor de xadrez ECU (Batumi, 2018)

Claudio Sato

É Coordenador-Geral de Análise de Alcance do Objeto, Secretaria Especial dos Esportes em Brasília-DF (Ministério da Cidadania). Organizador e dirigente nacional da modalidade xadrez e esportes intelectuais.

Vahan Sargsyan

É Doutor em psicologia e chefe de projetos de pesquisa do Instituto de Pesquisas Científicas de Xadrez da Armênia.Uvencio Blanco Hernández é Doutor em “Ciencias de la Cultura Física” na Universidad de Ciencias de la Cultura Física y Deportes “Manuel Fajardo” (La Habana, 2010)

Claudia Amura

É Chefe do Programa de Xadrez da Universidade de La Punta, foi a primeira mulher Grande-Mestre Ibero-americana, assumindo o 12º lugar no ranking feminino da FIDE. Ganhou cinco vezes o Campeonato Argentino Feminino (1985, 1987, 1988, 1989 e 2014). Amura jogou na Olimpíada oito vezes (1988, 1990, 1992, 1994, 1998, 2008, 2010 e 2014). Em Novi Sad 1990 ela ganhou a medalha de prata no primeiro tabuleiro. Ganhou o campeonato pan-americano em 1997 e cinco campeonatos sul-americanos.

Inscrições:

Valores para inscrição no 2º Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez
Lote 1 – Até 15/9    – Gratuita
Lote 2 – Até 25/9   – R$ 25,00
Lote 3 – Até 02/10 – R$ 50,00

Grupo no whats: https://chat.whatsapp.com/Kj52lCggwCVC9pyB2iR7Xh

Programação completa disponível no site: http://fexpar.com.br/ii-encontro-internacional-de-pesquisadores/

 

Texto:

Liziane Nathália Vicenzi – lizivicenzi@gmail.com

Jornalista – MTB 6142

(49) 99957-5113

 

Comissão Organizadora 

Prof. Dr. Valério Brusamolin (IFPR)
Prof. Msc Cleiton Marino Santana
Prof. Emerson Nunes Brasilino (IFPR)
Prof. Paulo Virgilio Rios Rodriguez (IFPR)

Comissão Científica

Prof Dr. Emerson Joucoski (UFPR)
Prof Dra Iandra Pavanati (INESA) Instituto de Ensino Superior Santo Antônio
Prof Dr. Kariston Pereira (UDESC)
Prof Dr. Ricardo João Sonoda (UFPR)
Prof Dr. Sidney Silva (IFPR)
Prof. Dr. Valério Brusamolin (IFPR)
Prof Dr. Wilson da Silva (UNIDOMBOSCO)

Coordenação de Comunicação

Lizi Vicenzi (UFSC)

 

Print Friendly, PDF & Email