Professor Dr. Valério Brusamolin (IFPR) apresenta trabalhos na Índia, durante a Olimpíada de Xadrez.


O Professor Dr. Valério Brusamolin participou do 44º Congresso da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), realizado em Chennai, Índia, de 1 a 4 de agosto do corrente. O xadrez teve origem na Índia e a cidade de Chennai é considerada a capital de xadrez naquele país. Concomitante com o Congresso, também aconteceu a 44ª Olimpíada de Xadrez, da qual participaram 186 países.

No evento, o Prof Valério apresentou o projeto de pesquisa que desenvolve em parceira com a FIDE, para o lançamento de um periódico científico sobre o tema de uso do jogo de xadrez com propósitos educacionais, o “FIDE Journal of Chess in Education”.

O Presidente da Comissão de Xadrez na Educação da FIDE, Sr Smbat Lputian, destacou a importância do projeto para a comunicação de pesquisas desenvolvidas no mundo e que ainda não possuem um canal específico sobre o assunto de xadrez na educação.

Na fotografia, os participantes da Comissão de Xadrez na Educação do Congresso da FIDE

Também a convite na Índia, o Prof Valério apresentou a palestra Xadrez na Educação (Chess in Education), para os estudantes e professores da Faculdade Cristã de Madras, no dia 30 de julho de 2022, comunicando os resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade juntamente com Léo Pasqualini de Andrade. A pesquisa foi publicada em livro intitulado “Xadrez e Desenvolvimento Cognitivo: Uma Análise a Partir da Teoria Ator-Rede”.

Na fotografia, o Prof Valério com os estudante e professores que assistiram a palestra na Faculdade Cristã de Madras
Na imagem, o folheto de divulgação da palestra sobre xadrez na educação

 

Print Friendly, PDF & Email