Pequeno enxadrista realiza sonho de chegar às Olimpíadas Escolares


Marcos Sakada esperou um ano para realizar o sonho

Marcos Sakada, do Colégio Paroquial, de Paranavaí, teve uma participação frustrada nos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) no ano passado. Campeão da categoria rápido no xadrez, o pequeno aluno/atleta, com apenas 10 anos, não pode disputar as Olimpíadas Escolares por não ter idade mínima (11 anos).

Determinado a ser campeão novamente na categoria rápido na edição 2010 dos Jocop’s, Marcos passou a se dedicar ainda mais ao xadrez. E neste domingo, venceu novamente a categoria B masculino, modalidade sediada em Campo Mourão, assegurando participação nas Olimpíadas Escolares que acontecerão em Fortaleza.

“Eu fiquei triste por não ir para a Olimpíada ano passado, mas eu treinei esse ano para vencer o rápido e conseguir de novo a classificação, só pensava nisso”, contou Marcos Sakada, que está ansioso para viajar para o Nordeste do País.

Chamado ao palco do Clube 10, local onde fora realizada a competição de xadrez em Campo Mourão, para ser premiado, Sakada foi ovacionado pelos colegas. O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, ainda brincou com o campeão, o levantando para que todos o pudessem vê-lo.

Tri-campeão paranaense, Marcos se dedica ao xadrez desde os 7 anos e iniciou na modalidade na própria escola, depois de ver alguns colegas praticando e agora começa a colher os primeiros frutos desta dedicação à modalidade.

“Estou ansioso para ir para Fortaleza. Minha mãe vai ficar meio preocupada de eu viajar, mas eu quero ir. Era um sonho para mim”, comemorava o enxadrista, mostrando orgulhoso a medalha conquistada.

Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação
Elaine Felchacka
(41) 9942 8386

Print Friendly, PDF & Email