Paraná é Campeão do FENAC 2018

Os enxadristas paranaenses dominaram o Festival Nacional da Criança (FENAC) 2018, realizado entre os dias 1º de maio a 28 de abril, em Florianópolis-SC. Trata-se da competição mais importante do país para as categorias sub 8,10, 12 e 14 feminino e absoluto.

No total, o Paraná conquistou seis medalhas (três ouros, uma prata e dois bronzes) e ficou com o título geral do evento, seguido por São Paulo e Santa Catarina. O torneio contou com a participação de 248 jogadores de 17 estados.

A delegação paranaense foi composta por 45 enxadristas das cidades de Arapongas, Curitiba, Piraí do Sul, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. Destaque para Esther Zilli Ramazzotte (Arapongas), campeã brasileira sub-8; Isis Carvalho (Ponta Grossa), campeã brasileira sub-12; e Matheus Henrique de Oliveira Salvadego (São José dos Pinhais), campeão brasileiro sub-12.

Além de dominar a competição clássica, o Paraná foi ainda mais soberano no torneio de blitz, com quatro medalhas de ouro, uma prata e três bronzes. Os campeões brasileiros de blitz foram: Yasmin Schafranski (sub-8) e extMarcelo Schafranski (sub-10), ambos de Ponta Grossa; Samuel Ramazzotte (sub-8) de Arapongas e Maria Buiar (sub-12), de Curitiba.

“É com grande alegria que recebo essa notícia. Esse resultado é mérito de todos que fazem o xadrez acontecer em nosso estado. Atualmente, temos os dois maiores torneios de xadrez do país, em Curitiba e em São José dos Pinhais, algo que está se espalhando por todo Paraná com o Circuito Sesc de Xadrez, o que seguramente fará o Paraná ainda mais forte. Também é preciso continuar lutando para deixar os atletas fortes ainda mais fortes e, no mínimo, tentar oportunizar a participação destes enxadristas nas competições internacionais”, afirma o presidente da FEXPAR, Paulo Virgilio Rios Rodriguez.

Por William Ferreira da Cruz

Print Friendly, PDF & Email