Campeonato Paranaense de Xadrez Rápido e Relâmpago – Acolhendo propostas até 30/07.


DEVEM-SE OBSERVAR SEMPRE AS CONDIÇÕES GERAIS para a realização dos campeonatos oficiais.

       A cidade interessada em promover os campeonatos de rápido e relâmpago devem oferecer no mínimo o seguinte:

  1. Premiação mínima de R$ 1.000,00 (mil reais) para a categoria absoluto a ser distribuída entre os cinco melhores colocados da categoria no Campeonato Paranaense de Xadrez Rápido. (A porcentagem a ser paga para os vencedores deverá ser definida pelo organizador e divulgada no folder da competição).

  2. Premiação mínima de R$ 300,00 (trezentos reais) para a categoria absoluto a ser distribuída entre os três melhores colocados da categoria no Campeonato Paranaense de Xadrez Relâmpago. (A porcentagem a ser paga para os vencedores deverá ser definida pelo organizador e divulgada no folder da competição).

  3. As categorias a serem disputadas assim como a premiação (troféus e medalhas) serão definidas pela organização do evento. Levando-se em consideração que cada categoria e sexo premiado devam obedecer ao seguinte: Troféu de campeão, vice e terceiro (no mínimo) e medalhas até o décimo colocado no absoluto e feminino no xadrez rápido; troféu de campeão e vice nas demais categorias e medalhas até o 10.º lugar no xadrez rápido; No xadrez relâmpago podem ser oferecidas apenas medalhas.

  4. O número de rodadas, sistema de disputa, tempo de reflexão e critérios de desempate deveram constar obrigatoriamente no regulamento da competição.

Sugestão de número de rodadas:

Para o xadrez relâmpago:

  • 02 participantes: match em melhor de 2 partidas (no caso de empate, disputa-se uma terceira partida no sistema de morte súbita);

  • 03 a 04 participantes: Schüring em duplo turno;

  • 05 a 08 participantes: Schüring em turno único;

  • 09 a 10 participantes: Sistema suíço em até seis rodadas;

  • 11 a 20 participantes: Sistema suíço em até 07 rodadas;

  • 20 participantes em diante: Sistema suíço em 08 rodadas.

Para o xadrez rápido:

  • 02 participantes: match em melhor de 2 partidas (no caso de empate, disputa-se uma terceira partida no sistema de morte súbita);

  • 03 a 04 participantes: Schüring em duplo turno;

  • 05 a 08 participantes: Schüring em turno único;

  • 09 a 25 participantes: Sistema suíço em até 06 rodadas, e;

  • 26 participantes em diante: Sistema suíço em até 07 rodadas.

  1.  

  1. O evento poderá ser feito em um dia ou dois. No caso do evento ser realizado em apenas um dia a competição de xadrez relâmpago deverá acontecer no período da manhã e o xadrez rápido no período da tarde dando seqüência a noite, se for o caso, podendo acontecer algumas rodadas no período da manhã, após o relâmpago, conforme o cronograma.

  2. Oferecer alojamento com preços acessíveis e/ou buscar convênios com rede hoteleira/restaurantes;

  3. Oferecer alimentação ou indicar restaurantes para os participantes com preços acessíveis; Lanche também poderá ser oferecido.

  4. Prazo para inscrição: mínimo três dias antes do evento. NÃO ACEITAR INSCRIÇÕES NO DIA DO EVENTO, deixar isso bem claro no regulamento da competição.

  5. Os árbitros principais e adjuntos devem ser obrigatoriamente do quadro de árbitros da FEXPAR, CBX ou FIDE e estar em dia com suas obrigações (anuidades). Lembrando que o quadro de arbitragem é responsabilidade do organizador, portanto tomar cuidado com escalação. É importante lembrar do uso de uniformes, padrão FEXPAR ou da Cidade/organizador.

  6. Valores de inscrição: No máximo R$ 20,00 (vinte reais) para o xadrez rápido e no máximo R$ 15,00 (quinze reais) para o xadrez relâmpago. Poderão estar isentos ou cobrar valor diferenciado aos titulados (MF, MI ou GM) e os participantes da cidade sede.

  7. Local de jogos com boa localização e com cadeiras e mesas em boas condições (sem improvisos). Iluminação adequada, local de alimentação próximo, banheiros higienizados constantemente, local adequado para público em geral, sempre que possível oferecer alimentação entre refeições (o que se pode conseguir com patrocinadores), água, etc., manter quadro de avisos de fácil acesso aos jogadores e público. Dispor de Banner, bandeiras, Hinos em mãos, se houver cerimônia de abertura; som/microfone,caixas, de acordo com a necessidade (local).

  8. O organizador deve informar no folder se vai fornecer o material de jogo (relógios e peças) ou os participantes é que deverão levar.

  9. Para maior divulgação da FEXPAR, sempre que oferecer brindes ou venda de camisetas, bonés etc. colocar a logomarca da fexpar, que pode ser baixada do SITE.

  10. Obedecer a seguinte ordenação de rating para os dois eventos: Rating FIDE e rating FEXPAR.

  11. Elencar os critérios de desempate, colocando o máximo possível de critérios, evitando transtornos no final da competição.

  12. Disponibilizar os resultados nos Sites da organização, da FEXPAR, etc. o mais rápido possível. Respeitando aqueles que estão longe e querem acompanhar o evento.

  13. Observar as datas das competições noutras localidades evitando-se confrontos de datas/eventos.

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